Title: Lei de Acesso à Informação e o desenvolvimento da cultura de transparência
Authors: Aguiar, Leonardo Serra
metadata.dc.contributor.other: Neves, Odilon (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 23 p.
Issue Date: 1-Apr-2018
metadata.dc.rights.holder: Leonardo Serra Aguiar
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Acesso à Informação
Abstract: A efetiva disponibilização das informações públicas envolve uma mudança de cultura das instituições governamentais brasileiras. Nesse sentido, a Lei de Acesso à Informação traz como diretriz a promoção ao avanço da cultura de transparência pública. O presente estudo busca destacar algumas dificuldades enfrentadas pela administração pública no tocante ao desenvolvimento da cultura de transparência das informações. Ademais, visa a contribuir no campo de estudo da cultura organizacional dos órgãos públicos, apontando mecanismos associados ao desenvolvimento de uma nova cultura, com foco na transparência e no combate à “cultura do sigilo”. Em suma, conclui-se que a mudança cultural envolve a alteração de comportamentos e valores, necessitando-se, pois, de intervenções estruturais, normativas e na conscientização dos servidores públicos.
Keywords: administração pública;  transparência governamental;  Lei de Acesso à Informação;  cultura organizacional;  acesso à informação
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientador: Prof. Odilon Neves
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3367
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leonardo Serra Aguiar - TCC - EGP 11 - GEP.pdf456.98 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.