Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3358
Title: Trilhas de aprendizagem: percepção dos servidores públicos
Authors: Alves, Keila Maria
Britto, Maria Júlia Pantoja (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 21 p.
Issue Date: 1-Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Keila Maria Alves
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar o papel do servidor público no processo de aprendizagem, bem como levantar suas percepções quanto às vantagens e desvantagens da utilização das trilhas de aprendizagem como ferramenta para desenvolver as competências profissionais. Busca-se também descrever a percepção dos servidores quanto aos modelos tradicionais de treinamento, comparando-os ao processo de ensino aprendizagem baseado em trilhas. A pesquisa foi classificada como metodológica, sendo o questionário instrumento utilizado para a coleta de dados. Os resultados permitiram identificar que as trilhas representam, tanto para os servidores que atuam na área de capacitação, quanto para os profissionais que não atuam diretamente nas áreas de desenvolvimento, uma estratégia de aprendizagem inovadora e eficaz que possibilita um aprendizado contínuo e flexível, por meio de múltiplas formas de aperfeiçoamento. Nesse viés, os resultados ainda sugeriram que, embora o aprendizado na Administração Pública deva ser realizado de forma contínua- sendo necessário romper com o paradigma de que a aprendizagem só acontece em salas de aula ou em um ambiente externo ao local de trabalho - a maioria dos órgãos representados pelos servidores que responderam ao questionário não desenvolve as competências por meio das trilhas de aprendizagem. Todavia, reconhecem que o processo de ensino aprendizagem torna-se mais motivador e produtivo quando o servidor conta com um mapa de capacitação, aliado a uma multiplicidade de estímulos.
Keywords: gestão de pessoas;  desenvolvimento;  trilhas de aprendizagem;  administração pública;  capacitação
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientadora Maria Júlia Pantoja Britto
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3358
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Keila Maria Alves - TCC - EGP 11 - GEP.pdf209,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.