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dc.contributor.authorQueiroz, Gislei de Sales-
dc.contributor.otherNeves Junior, Odilon (Orientador)-
dc.date.accessioned2018-08-17T12:49:55Z-
dc.date.available2018-08-17T12:49:55Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3353-
dc.description.abstractA proposta deste artigo é analisar e avaliar os desafios e oportunidades na implementação da Política de Governança Digital nos serviços públicos prestados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil nas plataformas digitais, levando em conta fatores culturais e o grau de maturidade cívica e tecnológica dos usuários. Nesse propósito, é abordada uma revisão teórica sobre os principais conceitos de governança e governo digital. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, a partir da entrevista com o responsável pela gestão do atendimento ao cidadão, da Delegacia da Receita Federal em Brasília/DF. Os resultados revelam percepções relevantes entre os desafios enfrentados pela SRFB em relação aos apresentados na teoria. Mostram ainda os esforços da SRFB no desenvolvimento de inovações tecnológicas para a simplificação dos serviços digitais. Nessa perspectiva, a atuação da SRFB na transformação digital dos seus serviços tem se apresentado eficiente, gerando valor público ao cidadão, à medida em que desenvolve estratégias alinhadas à Política de Governança Digital. Contudo, cabe destacar a permanência de desafios político-institucionais em detrimento da ausência de mecanismos capacitados a engajarem o cidadão na participação das políticas públicas do órgão. Por isso há ainda a necessidade de mais estudos e pesquisas voltados ao tema, visto que a implementação da Política de Governança Digital ainda é incipiente e possui pontos a serem aprimorados.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectpolítica de governança digitalpt_BR
dc.subjectgoverno digitalpt_BR
dc.subjectprestação de serviços públicospt_BR
dc.subjectcidadãopt_BR
dc.subjectmaturidade cívicapt_BR
dc.subjectmaturidade tecnológicapt_BR
dc.titlePolítica de governança digital na secretaria da Receita Federal do Brasil: análise da gestão de serviços públicos digitaispt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderGislei de Sales Queirozpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical29 p.pt_BR
dc.description.classificationGoverno Eletrônicopt_BR
dc.description.additionalTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.pt_BR
dc.description.additionalOrientador: Prof. Dr. Odilon Neves Juniorpt_BR
dc.educational.descriptionEspecialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª ediçãopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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