Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3316
Title: A eficácia da capacitação de gestores/técnicos nas políticas sociais: o caso do Projovem Adolescente
Authors: Castro, Maria Yvonne Lima de
Rua, Maria das Graças (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 124 p.
Issue Date: 16-Nov-2011
metadata.dc.rights.holder: Maria Yvonne Lima de Castro
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: Este estudo buscou ampliar o escopo de informações acerca do Projovem Adolescente no que tange ao oferecimento de novas capacitações, aos técnicos e gestores, responsáveis pela execução do serviço, que atuam no âmbito da Proteção Social Básica no SUAS, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. Além de identificar junto ao mesmo quais foram às melhorias de eficácia no Serviço, decorrentes do processo capacitação e, quais os reflexos na eficácia dos serviços prestados ao cidadão, decorrentes desta iniciativa. O trabalho descreve o processo de Capacitação, desenvolvido pelo MDS, que envolveu gestores e técnicos de todas as unidades da federação, Ciclos I e II, abrangendo o período de 2008 a 2010. Demonstra-se que o MDS alcançou um número significativo de profissionais, em todo território nacional. Constatou-se a importância dos processos de capacitação como forma de qualificar o efetivo exercício dos trabalhadores e dos gestores sociais, trazendo, assim, o empoderamento para aprimorar a política de assistência social a fim de atingir a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Os dados seguem a divisão adotada para realização das Capacitações por estados, Distrito Federal e municípios e, agrupados dentro da sua região. Quanto ao número total de participantes de Técnicos e Gestores nas Capacitações dos Ciclos I e II somam-se 7.712. Ainda, com relação à participação dos jovens no programa, observamos que o mesmo produz efeitos, especialmente quanto ao despertar da cidadania, mudanças de postura e desenvolvimento de capacidades dos adolescentes. Essa informação é fundamental para medir ou não a continuidade do oferecimento do serviço a população.
Keywords: políticas sociais;  capacitação;  serviços socioassistenciais;  qualidade;  assistência social;  Projovem
Target: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 1ª edição
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada no curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social como requisito para obtenção de certificado de especialista.
Orientadora: Dra. Maria das Graças Rua
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3316
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Yvonne - Monografia versão definitiva.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.