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dc.contributor.authorFazzura, Valéria Aparecida-
dc.contributor.otherCastro, Jorge Abrahão de (Orientador)-
dc.contributor.otherZimmermann, Andrea (Examinadora)-
dc.date.accessioned2018-07-23T19:54:47Z-
dc.date.available2018-07-23T19:54:47Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3294-
dc.description.abstractA comunicação das políticas públicas visa garantir o pleno exercício da cidadania. No Estado Democrático cabe compreender democracia como forma de governo voltada aos interesses do povo, que contemple sua ampla participação com prestação de contas e informações sobre formulações políticas, seus esforços e resultados, além de manter os ouvidos atentos à opinião da sociedade civil. Nesse sentido, foi analisada a comunicação institucional do Brasil Sem Miséria, plano do Governo Federal destinado a superar a extrema pobreza, com amplo potencial para ser conhecido, compreendido e lembrado pela população brasileira. Os impactos positivos dessas políticas junto ao seu público-alvo e os investimentos efetuados pelo Governo Federal nas ações e programas do Plano revelam a importância do conjunto de políticas que compõe o Brasil Sem Miséria para o aumento da proteção social. Da análise dos resultados obtidos, verifica-se que o brasileiro reduziu seu ceticismo com relação à efetividade das ações de governo, de maneira geral, sendo os mais ricos mais resistentes com relação à comunicação governamental. Paradoxalmente, com relação à superação da miséria, os mais pobres mostraram acreditar mais nas medidas do governo e em sua comunicação institucional. Embora tenham menos acesso a alguns canais de divulgação, a população mais vulnerável têm recebido melhor tanto as ações quanto a comunicação pública. Verificamos, ainda, que mudanças nos hábitos de acesso à comunicação por parte da população, favorecem um trabalho mais ágil, menos custoso e mais interativo de comunicação por parte do governo. Portanto, estamos em um momento favorável para aprimorar a divulgação das políticas públicas, o que pode favorecer a comunicação do Brasil Sem Miséria.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectpobrezapt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectBrasil Sem Misériapt_BR
dc.subjectestudo de casopt_BR
dc.titleComunicação organizacional em políticas públicas: o caso do brasil sem misériapt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderValéria Aparecida Fazzurapt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical53 p.pt_BR
dc.description.classificationComunicação Públicapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada para aprovação no curso de Pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social - 2ª edição.pt_BR
dc.description.additionalOrientador: Jorge Abrahão de Castropt_BR
dc.educational.descriptionCurso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª ediçãopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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