Title: Dimensionamento na administração pública federal: uma ferramenta do planejamento da força de trabalho
Authors: Serrano, André Luiz Marques (Organizador)
Franco, Víthor Rosa (Organizador)
Cunha, Raissa Damasceno (Organizadora)
Iwama, Gabriela Yukari (Organizadora)
Guarnieri, Patricia (Organizadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: Volume 1
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Abstract: Este livro discute aspectos centrais relativos ao planejamento e dimensionamento da força de trabalho no contexto da administração pública federal (APF). Nesse contexto, é necessário primeiramente compreender o estado atual da gestão de pessoas na APF, que, sem dúvida, foi influenciado pelas decisões dos governos e gestores públicos que precederam os atuais. Nesse sentido, este livro é composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo, de autoria de Fábio Jacinto Barreto de Souza e Edson Mello Jr., aborda a gestão de pessoas nas organizações públicas no âmbito das tentativas de reformas e de modernização do Estado e o seu papel nesse contexto de mudança, bem como apresenta argumentos com base em estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Tribunal de Contas da União (TCU) acerca da necessidade de planejar estrategicamente e dimensionar a força de trabalho na administração pública federal, deixando claro o que ainda necessita ser realizado para chegarmos à eficiência no uso dos recursos humanos. No capítulo 2, de autoria de Raissa Damasceno Cunha, Gabriela Yukari Iwama, Patricia Guarnieri e Víthor Rosa Franco, o conceito de planejamento da força de trabalho (PFT) é exposto, sendo os conceitos e possibilidades de aplicação apresentados. No capítulo 3, os autores Víthor Rosa Franco, Gabriela Yukari Iwama e André Luiz Marques Serrano abordam em detalhes uma das principais técnicas utilizadas pelo PFT: o dimensionamento da força de trabalho, que é o principal aspecto deste livro. Por fim, o capítulo 4, de autoria de André Luiz Marques Serrano e Vithor Rosa Franco, apresenta o modelo de dimensionamento da força de trabalho proposto para o contexto geral do serviço público, detalhando seus pressupostos e variáveis, bem como justificando sua escolha em detrimento de outros modelos existentes.
Keywords: administração pública;  gestão de pessoas;  força de trabalho;  planejamento;  dimensionamento;  serviço público;  eficiência
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3246
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livro_dimensionamento_planejamento.pdf3.54 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.