Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3244
Title: Políticas públicas para o desenvolvimento regional e sua contribuição para o desenvolvimento social: interlocução, cooperação e coordenação
Authors: Ramagem, Ricardo Dias
Gomide, Alexandre de Ávila (Orientador)
Pires, Roberto Rocha Coelho (examinador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 56 p.
Issue Date: Nov-2013
metadata.dc.rights.holder: Ricardo Dias Ramagem
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: O Brasil é um país de dimensão continental com expressiva diversidade natural, econômica, social e cultural, e graves desigualdades sociais e regionais. Nos últimos anos tem se tornado cada vez mais evidente a necessidade de atenção para a análise de mecanismos de coordenação intragovernamental (intersetorial) e intergovernamental (federativa) para a implementação de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento. Não menos importante é a necessidade de diálogo entre Políticas Sociais e Políticas Regionais em um país tão desigual como o Brasil. A desigualdade social é agravada pelas grandes diferenças regionais. Este trabalho procurou abordar a questão da coordenação no caso de um programa que atua na interface da Política Regional, conduzida pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e da Política Social, conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No caso em referencia o Programa Água para Todos, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria. Uma política com base territorial, como uma política de desenvolvimento regional, que leve em consideração as demandas específicas de cada território e auxilie na coordenação da ação dos ministérios setoriais, aumentaria a eficácia das políticas sociais. É importante que as políticas setoriais federais adotem a dimensão territorial. A coordenação para se considerar a ação territorial nas políticas setoriais pode constituir uma importante interface entre a política regional e a política social. No caso específico a discussão sobre territorialização das ações, sobretudo do planejamento sobre a localização articulada das instalações dos equipamentos de oferta de água e a proposição e execução de um sistema integrado de manejo de oferta de água para o meio rural do semiárido nordestino seriam pontos fundamentais para o debate.
Keywords: desenvolvimento social;  desenvolvimento reginal;  intergovernamental;  intragovernamental;  coordenação;  políticas públicas;  políticas sociais;  políticas regionais
Target: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada à Coordenação Geral de Especialização da Escola Nacional de Administração Pública, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social - 2ª edição.
Orientador: Alexandre de Ávila Gomide
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3244
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Dias Ramagem.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.