Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3229
Title: Entre a decisão e a efetividade: a trajetória das deliberações da 13ª conferência nacional de saúde, um caminho a percorrer
Authors: Oliveira, Maria Ivanildes Resende de
Pires, Roberto Rocha C. (Orientador)
Quinhões, Trajano Augustus Tavares (Examinador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 60 p.
Issue Date: Dec-2013
metadata.dc.rights.holder: Maria Ivanildes Resende de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: Este estudo tratou de compreender se as deliberações nascidas de uma instituição de participação social, no caso a 13ª Conferência Nacional de Saúde (CFNS), têm efetividade prática, ou seja, tornam-se programas e ações de políticas públicas a serem implementados pelas áreas técnicas específicas do Ministério da Saúde. Para tal feito, destacamos do relatório final da 13ª CFNS três proposições que nos serviram de mote para rastrearmos os fluxos, processos e procedimentos usados pela burocracia para implementá-las. Para melhor situar o campo teórico do objeto da pesquisa, buscou-se construir um referencial teórico a partir do debate entre teorias democráticas que agora não mais se restringem à montagem das estruturas de Estados nem à formação de governos por processos eleitorais. Evolui-se para uma democracia participativa, ampliada em que os cidadãos se fazem presentes nos seus espaços próprios de decisões, influindo diretamente na formulação de políticas públicas, pautando suas demandas. Por fim, o método de pesquisa usado foi um estudo de caso e para coletar as informações, aplicamos questionários diretamente nas áreas técnicas da política específicas, cujos resultados compõem a última parte do trabalho.
Keywords: Conferência Nacional de Saúde;  implementação;  participação social;  Conselho Nacional de Saúde;  burocracia;  políticas públicas;  saúde;  democracia;  deliberação;  efetividade
Target: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP para Obtenção do Título de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social, 2ª edição.
Orientador: Prof. Dr. Roberto Rocha C. Pires
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3229
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Ivanildes Resende de Oliveira.pdf502,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.