Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3228
Title: Análise Espaço-Temporal de Indicadores de Processos de Desertificação
Authors: Santana, Marcos Oliveira
metadata.dc.contributor.other: Ávila, Mário Lúcio de (Orientador)
Zimmermann, Andrea (Examinadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 61 p.
Issue Date: 28-Nov-2013
metadata.dc.rights.holder: Marcos Oliveira Santana
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: Neste trabalho, avaliou-se a adequabilidade e disponibilidade de um conjunto de indicadores sugeridos pela Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação – UNCCD visando o monitoramento e avaliação dos processos de desertificação. Analisou-se a aderência a doze propriedades desejáveis nos indicadores para se atingir o que se pretende. Concluiu-se que dos indicadores analisados, todos demonstraram relação de pertinência com o tema proposto, porém, apenas dois apresentavam condições de viabilidade operacional: índice de pobreza extrema e estado da cobertura da terra. Também foram realizadas análises espaciais e temporais destes indicadores, bem como, de outros relacionados aos eixos temáticos de atuação do Programa de Ação Nacional de Combate a Desertificação – PAN-Brasil. De modo geral, entre 2000 e 2010, nas Áreas Suscetíveis a Desertificação – ASD, verificou-se melhoria nos indicadores relacionados a pobreza, desigualdade, produção, desmatamento, extrativismo e fortalecimento institucional. Também foi possível identificar os municípios em que se verificaram as ocorrências mais adversas, possibilitando o direcionamento de políticas públicas voltadas para a correção destes desvios. Também se constatou neste trabalho que, na atualidade, está disponível uma quantidade elevada de dados secundários que, sabendo filtrá-los, organizá-los e processá-los, pode-se dispor de ferramentas de grande utilidade para tornar mais efetivas as estratégias de intervenção governamentais.
Keywords: desertificação;  monitoramento;  indicadores;  pobreza;  desigualdade;  políticas públicas
Target: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada no curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social (2ª Edição) como requisito para obtenção de certificado de especialista.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3228
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Oliveira Santana.pdf5,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.