Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3227
Title: Governança experimentalista: construção histórica, conceitos atuais e limitações para aplicação no caso brasileiro
Authors: Silva, Marcos de Souza e
Pires, Roberto Rocha Coelho (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 46 p.
Issue Date: 2013
metadata.dc.rights.holder: MARCOS DE SOUZA E SILVA
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: O planejamento das políticas públicas no Brasil se baseia ainda em relatórios formais e tem como prática recorrente a existência de cadeias de comando hierarquizadas e centros decisórios distantes da realidade da implementação das ações de governo. Nesse mesmo modelo, o monitoramento segue seu caminho atrelado aos sistemas de informação que obrigam o gestor a fornecer informações periódicas, com datas definidas para que isso aconteça. A crescente complexificação da sociedade e de suas demandas afasta cada vez mais o estado da população se canais efetivos de comunicação não forem criados. Nesse tom, o trabalho busca apresentar o histórico da construção teórica do modelo da governança experimentalista, que dentre seus pressupostos considera o aprendizado sobre a realidade social por meio do monitoramento primordial para o alcance dos objetivos traçados. Inovação, flexibilidade, troca de informações, transversalidade e autonomia são alguns dos termos a serem desenvolvidos ao longo do texto em um ambiente de coordenação das políticas de governo, que para sobreviver às mudanças frequentes da sociedade atual precisa aprender a trabalhar com essas características. Ao final, faz-se uma reflexão sobre o caminho a percorrer para que as práticas observadas hoje no governo federal possam se aproximar desse padrão, quais os principais desafios e os avanços que já se fazem notar no dia a dia da administração pública brasileira.
Keywords: governança;  políticas públicas;  planos setoriais;  burocracia;  planejamento;  monitoramento;  transversalidade;  autonomia
Target: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição
metadata.dc.description.additional: Monografia apresentada à Coordenação Geral de Especialização da Escola Nacional de Administração Pública como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social, 2ª edição.
Orientador: Prof. Dr. Roberto Rocha Coelho Pires
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3227
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos de Souza e SIlva.pdf454,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.