Avaliar os avanços e identificar os desafios do programa de erradicação do trabalho infantil – PETI no Brasil
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Luciano de Paula | - |
dc.contributor.other | Quinhões, Trajano Augustus Tavares (Orientador) | - |
dc.contributor.other | Baesso, Amarildo (Examinador) | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-22T19:36:16Z | - |
dc.date.available | 2018-06-22T19:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3226 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho possui como finalidade verificar a atuação da principal política pública executada no ramo da proteção social à criança e ao adolescente em situação de risco, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, bem como identificar os principais problemas e desafios associados à gestão e implantação do programa no Brasil. O PETI concede uma bolsa, por meio da sua integração com o Programa Bolsa Família – PBF, às famílias de crianças e adolescentes de 7 a 15 anos em substituição à renda obtida com tais formas de trabalho. Em contrapartida, as famílias têm que matricular seus filhos na escola e fazê-los frequentar a Jornada Ampliada. Os problemas são desde culturais, que consistente na desconstrução e desnaturalização da ideia do trabalho infantil como prática benéfica, até causas como: a falta de renda mínima, a ineficiência do sistema educacional brasileiro e o desejo do trabalho precoce de muitas crianças e adolescentes. Dados e das informações foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de artigos acadêmicos, pesquisa na internet dos portais oficiais dos órgãos federais responsáveis pela gestão e fiscalização deste programa. Foram observados resultados positivos com relação a esse tipo de política pública adotada pelo governo. Longe de ser a solução de todos os males, o índice de crianças trabalhando no Brasil decresceu nos últimos anos, o que significa dizer, apesar de não ser a medida mais eficaz, principalmente quando aplicada de forma isolada, sem acompanhamento ou fiscalização, que no mínimo é uma medida viável quanto à redução da desigualdade e aumento na renda média das famílias mais pobres. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Programa PETI | pt_BR |
dc.subject | enfrentamento | pt_BR |
dc.subject | proteção social | pt_BR |
dc.subject | desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | renda média | pt_BR |
dc.subject | pobreza | pt_BR |
dc.title | Avaliar os avanços e identificar os desafios do programa de erradicação do trabalho infantil – PETI no Brasil | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | LUCIANO DE PAULA MIRANDA | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 54 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas e Sociais | pt_BR |
dc.description.additional | Trabalho de conclusão de Curso de Especialização, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Politicas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social - 2ª edição, pela Escola Nacional de Administração Pública. | pt_BR |
dc.educational.description | Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciano de Paula Miranda.pdf | 573.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.