Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3159
Title: Controle Institucional e Social dos Gastos Públicos
Authors: Gadelha, Sergio Ricardo de Brito
Publisher: Enap
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Curso Completo
metadata.dc.description.physical: 13 p.
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - ENAP
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Orçamentária. Finanças Públicas
Abstract: O curso Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria do Orçamento Federal e a Secretaria do Tesouro Nacional em 2017. Este curso compõe a Trilha de Educação Fiscal, juntamente com os cursos Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público, Introdução ao Orçamento Público e Federalismo Fiscal no Brasil. Embora não exista uma ordem fixa para dar início à Trilha de Educação Fiscal, para melhor compreensão do tema, sugere-se que o/a aluno/a inicie seus estudos pelo curso Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público, em seguida realize o curso Introdução ao Orçamento Público, prossiga para o curso Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos e finalize com o curso Federalismo Fiscal no Brasil. O presente curso foi desenvolvido com foco na necessidade de instrumentalizar cidadãs e cidadãos sobre a importância do controle social e institucional dos gastos do Estado. Em particular, o controle social do Estado aumenta a eficiência e melhora a eficácia das ações e programas, contribuindo para a legitimação do gestor público, bem como ativa a consciência e a prática cidadã. É nesse contexto que a Educação Fiscal deve ser vista como um dos pilares no processo educacional, pois ela é, sem dúvida alguma, um marco na edificação de uma consciência cidadã visando uma maior participação popular no processo orçamentário e no controle democrático da gestão pública.
Keywords: controle social;  finanças públicas;  transparência
Target: O objetivo do curso é instrumentalizar cidadãs e cidadãos sobre a sua participação no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles institucional e social dos gastos públicos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder também estão autorizados a realizar o curso.
Target Audience: O curso Controles Institucional e Social dos Gastos Públicos destina-se a cidadãs e cidadãos. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder também estão autorizados a realizar o curso.
metadata.dc.educational.context: Este curso será realizado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3159
Appears in Collections:Escola Virtual: Orçamento e Finanças

Files in This Item:
File SizeFormat 
Controle Institucional e Social.zip2,94 MBZipView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.