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dc.contributor.authorOsterne, Anjuli Tostes Faria-
dc.date.accessioned2018-05-15T20:03:47Z-
dc.date.available2018-05-15T20:03:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3154-
dc.description.abstractO curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Ouvidoria Geral de União (OGU) para integrar o programa de Certificação em Ouvidoria no âmbito da Política de Formação Continuada em Ouvidoria (Profoco). O programa abrange diversos eixos temáticos, relacionados principalmente a aspectos de gestão em ouvidoria, controle social, ética, atendimento ao público, serviço de informação ao cidadão e solução pacífica de conflitos. O curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias é o último curso da trilha e procura contribuir na formação de profissionais das Ouvidorias Públicas e na aplicação de técnicas de solução pacífica de conflitos ao trabalho de ouvidoria. A Ouvidoria Pública é um exemplo de instrumento institucional que, ao lado dos outros canais de participação e controle social existentes, buscam operacionalizar o princípio da democracia participativa consagrado na Constituição Federal de 1988. O aprofundamento da participação pressupõe a criação e ampliação de mecanismos jurídicos e institucionais para promover a interlocução entre os agentes públicos e os cidadãos. Tal prática também requer mudança e aperfeiçoamento dos processos e das práticas que compõem a cultura institucional do Estado e de seus servidores, além de demandar ações de informação e capacitação continuada para os agentes públicos, cidadãos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEnappt_BR
dc.sourcehttp://www.enap.gov.br/pt_BR
dc.subjectacesso à informaçãopt_BR
dc.subjectouvidoria públicapt_BR
dc.subjectdados abertospt_BR
dc.titleResolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidoriaspt_BR
dc.typeCurso Completopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública - ENAPpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.classificationAcesso à Informaçãopt_BR
dc.description.classificationAtendimento ao Cidadão. Ouvidoriapt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.educational.descriptionCapacitar os servidores, especialmente os integrantes do Poder Executivo Federal, na aplicação de técnicas de solução pacífica de conflitos ao trabalho de ouvidoria.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleO curso Resolução de Conflitos Aplicada ao Contexto das Ouvidorias destina-se especialmente a servidores ou empregados públicos, preferencialmente integrantes do Poder Executivo Federal, que desenvolvem atividades em ouvidoria ou em áreas que tratem de temas afins. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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