Title: Curso: Gestão da Informação (GPPDS)
Authors: Rodrigues, Roberto Wagner da Silva
Pereira, Alex Lopes
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Material Textual
metadata.dc.description.physical: Programa do curso - Documento em PDF; 04 páginas; contendo informações sobre o curso.
Apresentação - Documento em PDF; 92 páginas; contendo slides de apresentação da aula.
Apresentação - Documento em PDF; 07 páginas; contendo slides de apresentação do Programa OpenRefine.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão da Informação
Abstract: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação, plano de aula, referências bibliográficas e currículo dos professores.
Slides de apresentação das aulas.
Slides de apresentação do programa OpenRefine.
Keywords: Gestão da Informação;  Fontes de informação;  Análise de dados;  Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras
Target: Ao final do curso os participantes serão capazes de: 1. Definir estratégias para produção da informação e do conhecimento; 2. Abordagem quando não existem dados; 3. Abordagem quando existem dados; 4. Criar meta-dados de fontes de informações; 5. Organizar informações para consulta; 6. Criar regras e formatar consulta de dados; 7. Analisar as estruturas de informações existentes para integração dos dados; 8. Utilizar técnicas de integração dos dados.
Target Audience: O programa atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).
metadata.dc.educational.context: Programa de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2018
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3113
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2018


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.