Título: Escola Virtual do Governo Federal: proposta de solução para a capacitação continuada a distância no serviço público federal
Autor(es): Teixeira, Natália
Pontes, Bruno
Editor: https://pti.clad.org/web/congreso.php/paneles-aceptado-detalle/2388
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: 11p.
Data: 15-Nov-2017
Detentor dos direitos autorais: Enap
CLAD
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Educação a Distância
Escola de Governo
Estado e Governo. Governança. Governabilidade
Estado e Sociedade
Resumo: A administração pública federal é composta por 1,2 milhão de servidores públicos federais ativos e 96 instituições federais que oferecem serviços capacitação, das quais vinte compõem o Sistema de Escolas de Governo da União – Segu. Boa parte desses servidores realizam capacitações online e boa parte dessas instituições oferece cursos na modalidade a distância. Apesar dos crescentes investimentos na modalidade, as escolas de governo e assemelhadas apoiam-se em modelos ainda artesanais e atrasados de educação a distância, quando comparados com as tendências educacionais dos últimos cinco anos, apontadas em relatórios internacionais da área. O modelo descentralizado de oferta de cursos a distância na administração pública federal, em que cada instituição gerencia sua própria escola virtual, eleva o custo unitário dos serviços de hospedagem, gestão acadêmica e gestão de dados, e compromete as equipes com atividades de rotina num modelo de trabalho predominantemente manual. O alto esforço despendido pelas instituições para simplesmente manter ativas suas Escolas Virtuais inibe o investimento em inovação tecnológica, novos paradigmas educacionais e mesmo o desenvolvimento de cursos que atendam mais tempestivamente a necessidade de capacitação dos públicos-alvo. No âmbito de sua missão como coordenadora e supervisora dos programas de capacitação gerencial de pessoal civil executados pelas demais escolas de governo da administração pública federal direta, e seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Nacional de Administração Pública desenvolveu uma solução para o problema da fragmentação da oferta de capacitação a distância no serviço público federal. Essa solução consiste em um portal unificado de cursos a distância, com serviços de hospedagem de cursos, gestão acadêmica e gestão de dados oferecidos a escolas de governo federais ou assemelhadas. Por meio do compartilhamento de infraestrutura, da centralização de catálogo de cursos e da unificação do histórico escolar e dados de execução, a solução de Escola Virtual permite economia de escala nos investimentos em educação a distância, e valor agregado a servidores e sociedade, sem prejudicar a autonomia na gestão de cursos e turmas das escolas associadas. A solução não alcança os desafios de inovação das metodologias educacionais, desenvolvimento de professores, engajamento de alunos, entre outros, mas cria condições para que, de forma colaborativa, as instituições continuem investindo nessas questões.
Palavras-chave: escola de governo;  capacitação;  educação a distância;  serviço público
Objetivo: Apesentar solução para a capacitação continuada a distância no serviço público federal, por meio de um portal unificado de oferta de cursos a distância, que visa superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, visando não apenas garantir continuidade aos serviços de capacitação a distância do serviço público, mas também solucionar problemas estruturantes oriundos dessa oferta descentralizada.
Público alvo: gestores públicos
Contexto de aprendizagem: Artigo elaborado para ser apresentado no painel "Modernização do Estado e profissionalização", no âmbito da área temática "Tendencias generales de Reforma y Modernización de la Administración Pública", no XXII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, ocorrido em Madrid, España, no período de 14 a 17 de novembro de 2017
Observações/Notas: XXII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3080
Aparece nas coleções:Artigos e Apresentações no Congresso CLAD
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teixeira_Pontes_XXIICLAD.pdfArtigo principal401,34 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.