Title: Módulo 2 - demanda, oferta e o sistema de mercado (Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos - microeconomia)
Módulo 3 - eficiência e equidade (Programa Avaliação Socioeconômica de Projetos - microeconomia)
Authors: Tractemberg, Leonel
Filatro, Andrea Cristina
metadata.dc.contributor.other: Ferreira, Camila De Lammare Cordeiro
Souza, Marcos Vinícius
Oliveira, Túlio
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http//:www.enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: 23 p.
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Economia
Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Abstract: Módulo 2 - Para entender as relações do mercado, precisamos traduzir as noções de utilidade e custos de produção em demanda, oferta e preços. Para que o nosso consumidor consiga obter os benefícios do seu consumo, ele precisa estar disposto a pagar pelo produto, e além disso, ele precisa ser capaz de pagar. A demanda pelo produto, então, será definida pelas preferências, pela renda disponível e também pelo preço - seja do ponto de vista do consumidor individual, seja do ponto de vista da sociedade como um todo. Nosso objetivo aqui é primeiro avaliar como essa demanda se comporta com relação ao seu preço. É de se esperar que quanto menor o seu preço, maior a quantidade do produto que os consumidores estão dispostos a consumir. Dito de forma inversa, quanto maiores os preços, menores as quantidades procuradas.
Módulo 3 - Em qualquer tipo de implementação de projetos, sejam privados ou públicos, econômicos ou sociais, e especialmente em políticas públicas de investimento, importa que suas ações sejam compreendidas em termos de três conceitos próximos, porém, diferenciados: Eficiência, Eficácia e Efetividade. Na política e em projetos públicos, a Eficácia e a Eficiência devem andar juntas. Não é adequado obter-se com sucesso a consecução de metas, se o custo delas serem obtidas for de modo muito mais dispendioso e menos racional do que seria possível de outro modo. Por sua vez, a Eficiência não pode ser posta em plano superior ao da Eficácia, devendo estar condicionada a ela, pois nada pior do que atuar eficientemente na direção de objetivos errados.
Keywords: avaliação socioeconômica de projetos;  mercado econômico;  demanda;  oferta;  eficiência;  equidade;  justiça social;  microeconomia
Target: Identificar os excedentes dos consumidores e dos produtores, Compreender a determinação da oferta e sua relação com os preços e Relacionar o equilíbrio de mercado com a eficiência à locativa.
Distinguir Eficiência, Eficácia e Efetividade, identificar parâmetros de justiça social pertinentes à avaliação econômica e relacionar equidade e justiça social com eficiência.
Target Audience: Destina-se especialmente aos agentes públicos dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) e das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) responsáveis pela análise de projetos de grande porte.
metadata.dc.educational.context: Este é o Módulo 2 e 3 do curso conceitos essenciais para ASP - microeconomia, realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3036
Appears in Collections:Escola Virtual: Políticas Públicas
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CURSO_MICROECONOMIA_MODULO 02 E 03.pdf1.36 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.