Title: Cooperação Horizontal em Terra Linda: mito ou aposta?
Authors: Wojciechowski, Matias John
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=67:cooperacao-horizontal-em-terra-linda-mito-ou-aposta&catid=14:gestao-de-programas-e-projetos&Itemid=12
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 9 p.
Issue Date: 2012
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Gestão de Projetos. Gestão de Programas
Abstract: Nas últimas décadas o protagonismo do Brasil na arena política internacional tem se tornado mais evidente. O País tem atuado no sentido de promover a cooperação para o desenvolvimento de vários países com problemas bastante complexos, buscando por meio de ações de longo prazo alterar estruturas sociais e econômicas. O estudo de caso apresenta o sumário de um diagnóstico realizado por um consultor contratado pelo governo fictício de Terra Linda, a fim de auxiliar a elaboração de projeto de cooperação horizontal a ser desenvolvido com o Brasil. Embora se trate de um país imaginário, o Estudo de Caso é baseado em dados reais e visa estimular o debate sobre qual o melhor modo de gerir uma parceria entre Estados-nações, quais as áreas prioritárias a serem atendidas, qual a melhor forma de utilizar os recursos, bem como qual o papel de cada ator envolvido
Keywords: estudo de caso;  cooperação internacional;  desenvolvimento econômico;  tomada de decisão;  segurança alimentar;  agricultura;  recursos hídricos
metadata.dc.description.additional: Contém Nota Pedagógica para Professores
A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br)
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/297
Appears in Collections:Casoteca: Gestão de Parcerias


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.