Title: II Seminário Gestão da Informação e Monitoramento de Políticas Sociais
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Cintrão, Luciano Pezza
Jannuzzi, Paulo de Martino
Soares, Milena Lins Fernandes
Reis, Afonso Teixeira dos
Assis, Jailson Mangueira
Sousa, Marconi Fernandes de
Miranda, Carla Leal Lourenço de
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Diretoria de Formação Profissional. Coordenação-Geral de Formação
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Programa
metadata.dc.description.physical: Apresentação de slides em PDF e programação do evento.
Issue Date: 14-Apr-2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão da Informação
Políticas Públicas e Sociais
Abstract: O Seminário buscou refletir sobre os avanços e dificuldades do processo de gestão da informação para o monitoramento de políticas, programas e ações governamentais na esfera federal, à luz da apresentação de experiências no campo das políticas sociais.
Keywords: políticas sociais;  monitoramento;  gestão da informação
Target Audience: Servidores de carreiras e cargos transversais e do ciclo de gestão (EPPGG, APO, AFC, ACE, AIE, ATPS), dirigentes, assessores e técnicos da Administração Pública Federal, especialmente aqueles envolvidos em órgãos e unidades de monitoramento e avaliação de políticas sociais.
metadata.dc.educational.context: Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras. Seminário com carga horária de 16 horas.
metadata.dc.description.additional: Painel 1 – Gestão da Informação e Monitoramento de Programas e Políticas Públicas – aspectos conceituais e desafios “Sistemas de Informação Governamental para Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas: quadro de desafios e perspectivas de avanços” Luciano Pezza Cintrão – Especialista em Gestão Pública e Gerência de Cidades; docente em cursos sobre Sistemas Integrados de Informação na ENAP; ex-coordenador técnico do Programa para a Governança na Administração Municipal (Program), Fundação para o Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista (Fundunesp). “Sistema de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: revisitando mitos e recolocando premissas para sua maior efetividade na gestão” Paulo de Martino Jannuzzi – Secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); mestre em Administração Pública e doutor em Demografia.
Painel 2 – Experiências Setoriais: o Monitoramento nas Áreas da Educação e Saúde Ministério da Educação “Instrumentos para Monitoramento e Avaliação das Políticas e Programas do Ministério da Educação” Milena Lins Fernandes Soares – Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação-Geral de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Érica de Oliveira – Técnica da Coordenação-Geral de Planejamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Ministério da Saúde “O Monitoramento e a Avaliação na Gestão do Ministério da Saúde” Afonso Teixeira dos Reis – Coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação.
Painel 3 – A Importância da Integração das Estatísticas Oficiais “Monitoramento e Avaliação do Desenvolvimento Humano: a insensibilidade do Índice de Desenvolvimento Humano às políticas de desenvolvimento social” Paulo de Martino Jannuzzi – Secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS. “Comitê de Estatísticas Sociais contribui para o fortalecimento e integração das estatísticas oficiais brasileiras” Jailson Mangueira Assis – Secretário Executivo do Comitê de Estatísticas Sociais, Tecnologista do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Painel 4 – Experiências Setoriais: o Monitoramento nas Áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome “Monitoramento Analítico do Plano Brasil Sem Miséria e de Programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate Fome” Marconi Fernandes de Sousa – Diretor do Departamento de Monitoramento na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Ministério do Meio Ambiente “Monitoramento de ações governamentais de combate ao desmatamento por intermédio de ferramentas gerenciais e satelitais” Carla Leal Lourenço de Miranda – Gerente de Projeto do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento. Josana de Oliveira Lima Esser – Analista Ambiental e Coordenadora da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade. Nelcilândia Pereira de Oliveira – EPPGG, Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2863
Appears in Collections:Seminários Nacionais


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.