Title: Sinesp Cidadão
Authors: Brasil. Ministério da Justiça (MJ), Secretaria Nacional de Segurança Pública
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 15 p.
Issue Date: 2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Atendimento ao Cidadão. Ouvidoria
Controle Social
Tecnologia da Informação. Informática
Abstract: Com mais de seis milhões de downloads, o aplicativo disponibiliza consultas em módulos sobre a situação de furto ou roubo de veículos, mandados de prisão e pessoas desaparecidas. Pelo Consulta Veículo, recebeu mais de 150 milhões de consultas e ajudou na recuperação de mais de 120 mil veículos furtados ou roubados. Pela consulta de Mandado de Prisão executou quase 10 mil mandados.
Keywords: aplicativo;  furto;  roubo;  veículos;  mandados de prisão;  pessoas desaparecidas;  consultas
Target: A iniciativa tem por obejtivo estabelecer uma base nacional de dados confiáveis de segurança pública, sistema prisional e política sobre drogas, a partir da padronização da coleta, tratamento, análise e divulgação de dados, promovendo acordos entre entes federados a partir das diretriz do Conselho Gestor do Sinesp; disponibilizar os dados ao cidadão, compreendendo que a disponibilidade à informação é um dever do estado e um direito do todos, respeitando o sigilo de informações pessoais e confidenciais, na concepção do Estado, e em consonância com a Lei de Acesso à Informação; integrar o cidadão nas ações e políticas de segurança pública, dando-lhe a oportunidade construir, em colaboração com o Estado, uma sociedade de paz, justa e democrática, retirando-o da condição de mero espectador, sem contudo arriscar sua segurança; reduzir a criminalidade a partir da integração das ações.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Rogério Bernardes Carneiro, Diretor. Ações premiadas no 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2015. Área temática: atendimento ao cidadão.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2724
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sinesp Cidadão.pdf177,14 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.