Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2518
Title: O modelo de gestão proposto pelo representante Caixa nos municípios com mais de 100 mil habitantes
Authors: Albuquerque, Aline Figueiredo de
Martins, Humberto Falcão (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 30 p.
Issue Date: Jun-2016
metadata.dc.rights.holder: Aline Figueiredo de Albuquerque
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Abstract: Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com os empregados da Caixa Econômica Federal que atuam como Representantes CAIXA (RC) nos municípios com mais de 100 mil habitantes. O RC é um empregado, vinculado à Vice-presidência de Governo (VIGOV), designado a prestar um atendimento exclusivo e especializado aos municípios brasileiros nas áreas de Habitação, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Territorial e Melhoria da Gestão Pública. A pesquisa teve por objetivo verificar em que medida a atuação desses empregados, situada no campo da Gestão Pública, apresenta – em maior ou menor intensidade – elementos constitutivos dos principais paradigmas da Administração Pública (burocrático, nova gestão pública e governança pública). A partir dos resultados obtidos com a aplicação do survey, verificou-se que a atuação dos Representantes CAIXA apresenta, de maneira concomitante, elementos dos 3 paradigmas de gestão pública analisados. Apesar da constatação da coexistência dos modelos, de maneira geral, observou-se uma forte correlação entre temas, abordados no questionário, e modelos de gestão pública. Ao se abordar aspectos de relacionamento interpessoal, a atuação dos Representantes CAIXA foi percebida – pelos entrevistados – como uma prática permeada pelos princípios da Governança Pública e, por sua vez, ao se abordar aspectos a respeito da estrutura e do funcionamento da CAIXA (processos, produtos e integração/segmentação das áreas), verificou-se que – na percepção dos respondentes – os elementos do modelo burocrático se fizeram mais presentes.
Keywords: Paradigmas da Administração Pública;  Modelos de gestão pública;  Caixa Econômica Federal;  Representantes CAIXA;  Assistência técnica;  Capacidade técnica dos municípios
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de especialista no Curso de Especialização em Gestão Pública 10ª edição.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2518
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Versao Final_Aline Albuquerque_ENAP.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.