Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2514
Title: Implantação da ouvidoria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Authors: Barbosa, Maria Amélia Eugênia Pinheiro
Souza, Clóvis Henrique Leite de (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 48 p.
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.rights.holder: Maria Amélia Eugênia Pinheiro Barbosa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Participação social. Contrato Social
Abstract: O presente projeto teve como objetivo demonstrar a necessidade de instituir a ouvidoria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, assim como, descrever os passos necessários para implementação da unidade. Inicialmente, foi feito um breve histórico dos arranjos institucionais dos órgãos do Setor Federal de Transportes. Foram listadas as principais atribuições do Ministério e ressaltada a importância da promoção da participação popular no setor, por meio da atuação da ouvidoria. O projeto foi desenvolvido considerando informações prestadas por gestores da Ouvidoria-Geral da União (OGU), do Ministério e de algumas das instituições vinculadas à Pasta. Dessa forma, foi construído Projeto de Intervenção contendo a localização da ouvidoria na arquitetura organizacional, os envolvidos, além de estimativas de custo e duração do projeto. No ciclo de vida do projeto, foram descritas cada fase e atividade necessária à implementação da ouvidoria. E, por fim, foram estabelecidas estratégia e metas de monitoramento e controle do projeto.
Keywords: Participação social;  Ouvidoria;  Transportes
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.
metadata.dc.description.additional: Carga horária: Introdução. Metodologia. Projeto de intervenção. 1. Identificação do projeto. 1.1.Título. 1.2.Localização do Projeto. 1.3.Público-Alvo. 1.4.Valor total do Projeto. 1.5.Duração do Projeto. 2. Lógica de intervenção do projeto. 3. Contexto e justificativa. 3.1 Ouvidoria do DNIT. 3.2 Ouvidoria da ANTT. 3.3 Ouvidoria da SAC. 3.4 Ouvidoria da ANTAQ. 3.5 Ouvidoria da INFRAERO. 3.6 Ouvidoria da ANAC. 3.7 Ouvidoria da Valec. 4. Estrutura de gestão e principais atores envolvidos no projeto. 5. CICLO DE VIDA DO PROJETO. 6. ESCOPO DO PROJETO. 6.1.Estrutura Analítica do Projeto. 6.2.Não escopo do projeto. 7. Cronograma do projeto. 8. Estimativa de custos do projeto. 9. Estratégia de monitoramento e avaliação do projeto. Considerações finais.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2514
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Amélia Eugênia P Barbosa (002).pdfProjeto1,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.