Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Maria Valdênia Santos de-
dc.contributor.otherJaccoud, Luciana de Barros (Orientadora)-
dc.date.accessioned2016-09-09T20:28:15Z-
dc.date.available2016-09-09T20:28:15Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2510-
dc.description.abstractEste artigo busca refletir sobre aprendizados do Programa BPC na Escola, no que concerne à implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Com este intento, examina o alcance das suas ações no propósito de promover o acesso de pessoas com deficiência de até 18 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC, ao direito básico de educação e a outras políticas públicas. A metodologia adotada consistiu na aproximação teórico-conceitual de temáticas como intersetorialidade, federalismo, deficiência, barreiras, acompanhamento de beneficiários e monitoramento de políticas públicas. Foram analisados dados relativos ao Programa e publicações divulgadas pelo Governo Federal. Também foram realizadas entrevistas com representantes do Grupo Gestor Interministerial do Programa. Examinou-se a repercussão da estratégia intersetorial do Programa e do processo de acompanhamento dos beneficiários implementados com o propósito de superar das barreiras vivenciadas pelos beneficiários. São ainda apontadas contribuições para o aprimoramento de políticas públicas voltadas a proteção social das pessoas com deficiência.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://www.enap.gov.br/pt_BR
dc.subjectpessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectacesso à educaçãopt_BR
dc.subjectproteção socialpt_BR
dc.subjectintersetorialidadept_BR
dc.subjectmonitoramentopt_BR
dc.titleO desafio de garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência na escola: uma análise do programa BPC na escolapt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderSouza, Maria Valdênia Santos dept_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 38 p.pt_BR
dc.date.started2014-10-
dc.date.finished2016-07-
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.subject.enappessoa com deficiênciapt_BR
dc.subject.enappolítica socialpt_BR
dc.subject.enapacesso à educaçãopt_BR
dc.subject.enapdesigualdade socialpt_BR
dc.subject.enapseguridade socialpt_BR
dc.subject.enapinclusão socialpt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.pt_BR
dc.educational.description2Coleta e análise de dados.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em Gestão Pública.pt_BR
dc.educational.contextEspecialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.pt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Valdênia.pdfArtigo principal977.58 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.