O desafio de garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência na escola: uma análise do programa BPC na escola
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Souza, Maria Valdênia Santos de | - |
dc.contributor.other | Jaccoud, Luciana de Barros (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T20:28:15Z | - |
dc.date.available | 2016-09-09T20:28:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2510 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca refletir sobre aprendizados do Programa BPC na Escola, no que concerne à implementação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Com este intento, examina o alcance das suas ações no propósito de promover o acesso de pessoas com deficiência de até 18 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC, ao direito básico de educação e a outras políticas públicas. A metodologia adotada consistiu na aproximação teórico-conceitual de temáticas como intersetorialidade, federalismo, deficiência, barreiras, acompanhamento de beneficiários e monitoramento de políticas públicas. Foram analisados dados relativos ao Programa e publicações divulgadas pelo Governo Federal. Também foram realizadas entrevistas com representantes do Grupo Gestor Interministerial do Programa. Examinou-se a repercussão da estratégia intersetorial do Programa e do processo de acompanhamento dos beneficiários implementados com o propósito de superar das barreiras vivenciadas pelos beneficiários. São ainda apontadas contribuições para o aprimoramento de políticas públicas voltadas a proteção social das pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | http://www.enap.gov.br/ | pt_BR |
dc.subject | pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | acesso à educação | pt_BR |
dc.subject | proteção social | pt_BR |
dc.subject | intersetorialidade | pt_BR |
dc.subject | monitoramento | pt_BR |
dc.title | O desafio de garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiência na escola: uma análise do programa BPC na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia/ TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Souza, Maria Valdênia Santos de | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 38 p. | pt_BR |
dc.date.started | 2014-10 | - |
dc.date.finished | 2016-07 | - |
dc.description.classification | Administração Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas e Sociais | pt_BR |
dc.subject.enap | pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject.enap | política social | pt_BR |
dc.subject.enap | acesso à educação | pt_BR |
dc.subject.enap | desigualdade social | pt_BR |
dc.subject.enap | seguridade social | pt_BR |
dc.subject.enap | inclusão social | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública. | pt_BR |
dc.educational.description2 | Coleta e análise de dados. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em Gestão Pública. | pt_BR |
dc.educational.context | Especialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas. | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
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Maria Valdênia.pdf | Artigo principal | 977.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
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