Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Elenita Gonçalves-
dc.contributor.otherXimenes, Daniel de Aquino (Orientador)-
dc.date.accessioned2016-09-09T14:42:30Z-
dc.date.available2016-09-09T14:42:30Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2493-
dc.description.abstractO Plano Nacional de Educação (PNE) hoje constitui-se como referência principal para a política educacional brasileira. Neste trabalho, discute-se os indicadores referentes ao monitoramento das Metas 5 e 9 do PNE, relativas à alfabetização de crianças e de jovens e adultos, a fim de demonstrar que, diferente de outras metas passíveis de serem aferidas mediante dados declaratórios provenientes do Censo Escolar e/ou Demográfico, as Metas 5 e 9 necessitam de indicadores sensíveis às especificidades referentes à qualidade do processo educativo. A fim de apontar as especificidades referentes ao monitoramento dessas metas, apresentamos uma comparação entre os resultados referentes ao monitoramento da Meta 5, de alfabetização infantil, a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e dos microdados provenientes da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Uma análise comparativa mostrou que, para acompanhar e monitorar adequadamente a Meta 5, foi fundamental a construção, pelo Inep, de um indicador que fosse além da mera aferição do número de anos cursados por meio de declaração obtida mediante pesquisa amostral. Os resultados da ANA, em comparação aos resultados da PNAD, mostram a ineficiência de indicadores declaratórios para o monitoramento de metas de alfabetização. Apesar de o indicador adotado oficialmente para monitoramento da Meta 5 não ser mais declaratório, o indicador para monitoramento da Meta 9 permanece inadequado, conforme apontado em um segundo momento. São elencadas possibilidades para o aprimoramento do processo de monitoramento desta meta, mediante análise de indicadores não-oficiais sobre a alfabetização.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttp://repositorio.enap.gov.br/pt_BR
dc.subjectMonitoramento do PNEpt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleIndicadores declaratórios versus provas de proficiência: Uma discussão sobre a validade dos indicadores no monitoramento das metas de alfabetização no PNEpt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderElenita Gonçalves Rodriguespt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 31 p.pt_BR
dc.date.started2014-10-
dc.date.finished2016-07-
dc.description.classificationControle Socialpt_BR
dc.description.classificationEnsino Fundamentalpt_BR
dc.description.classificationGestão de Projetos. Gestão de Programaspt_BR
dc.description.classificationGestão Educacionalpt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.subject.enapPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.enapIndicador de desempenhopt_BR
dc.subject.enapIndicador educacionalpt_BR
dc.subject.enapAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.enapAnalfabetismopt_BR
dc.subject.enapAnalfabetismo funcionalpt_BR
dc.subject.enapEducaçãopt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.pt_BR
dc.educational.description2Coleta e análise de dados.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em Gestão Pública.pt_BR
dc.educational.contextEspecialização em Gestão Pública. 10ª edição. Carga horária: 401 horas.pt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elenita Rodrigues.pdfArtigo principal1.68 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.