Elaboração de indicadores de desempenho institucional
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Uchoa, Carlos Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-15T17:07:01Z | - |
dc.date.available | 2015-12-15T17:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2403 | - |
dc.description.abstract | O curso de indicadores trata-se da medição do desempenho de instituições, dos pontos de vista estratégico e gerencial. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | indicador de desempenho | pt_BR |
dc.subject | avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject | desempenho organizacional | pt_BR |
dc.title | Elaboração de indicadores de desempenho institucional | pt_BR |
dc.type | Apostila/Material Textual | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 46 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Estratégica | pt_BR |
dc.description.additional | Sumário Apresentação 1- Introdução 2- Conceitos gerais 2.1 O que são indicadores? 2.2 Para que servem indicadores de desempenho institucional? 2.3 Outros contextos de uso de indicadores 3- Principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional 4- Classificação de indicadores de desempenho institucional 4.1 Por nível hierárquico 4.2 Por tema 4.3 Por dimensões ou perspectivas 4.4 Pelo posicionamento na cadeia de valor 5- Construção de um Sistema de Medição de Desempenho 5.1 Limites à quantidade de indicadores 5.2 Estabelecendo indicadores de desempenho institucional 5.3 Estabelecendo indicadores – exercício prático 5.4 Sugestões para o estabelecimento de indicadores 5.5 Fatores não técnicos que influenciam a escolha de indicadores 5.6 O indicador deve mostrar a taxa de acertos ou a taxa de falhas? 5.7 Frequência de mudanças dos indicadores 6- Elementos complementares 6.1 Descrevendo Indicadores ENAP 6.2 Como estabelecer metas 6.3 Como interpretar os resultados dos indicadores 6.4 Comunicação 6.5 Informatização 6.6 Desdobramento do sistema de medição 7- Bibliografia Caderno de exercícios | pt_BR |
dc.subject.enap | indicador de desempenho | pt_BR |
dc.subject.enap | avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject.enap | desempenho organizacional | pt_BR |
dc.educational.description | Oferecer aos servidores públicos a oportunidade de refletir sobre o planejamento estratégico e conhecer os principais métodos e técnicas aplicadas à gestão da estratégia, gestão por projetos e elaboração, uso e acompanhamento por indicadores. | pt_BR |
dc.educational.description2 | Exposições dialogadas, relato de experiências, simulações, estudos de caso, exercícios práticos, dinâmicas de grupo. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores do poder executivo da esfera federal. | pt_BR |
dc.educational.context | Carga horária: 35 horas | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa: Gestão Estratégica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Elaboração de indicadores de desempenho_apostila exercícios.pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.