Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2371
Title: Deus me livre! Dinâmicas religiosas e laicas no ambiente de trabalho
Authors: Silva, Ivelyse Anne Cantanhede
Ponte, José Valter Arcanjo da
Monteiro, Marcel Stanlei
Mendonça, Paulo Bernardes
Borges, Tiago Agustinho
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=170
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 5 p.
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ética
Gestão de Pessoas
Abstract: O estudo de caso trata de questões relacionadas com a impessoalidade no serviço público, apresentando diferentes tipos de posicionamento em ocasiões onde a expressão de práticas religiosas torna-se muito evidente no ambiente de trabalho e como isso pode afetar o clima organizacional de uma determinada instituição ou equipe. O estudo de caso busca analisar a demonstração religiosa em espaços públicos e sua influência no desempenho de servidores. Além disso, o trabalho provoca a reflexão em relação a critérios objetivos ou subjetivos de seleção de servidores para funções comissionadas em razão de pertencimento a certo tipo de grupo, no caso em específico, a uma comunidade religiosa. O caso contribui para discussões sobre o estado laico, tolerância, diversidade, gestão de pessoas entre outros temas. Ele pode ser utilizado em disciplinas sobre gestão de pessoas, diversidade e negociação.
Keywords: assédio moral;  relacionamento interpessoal;  comportamento organizacional;  religião;  ética;  estudo de caso
Target: O objeto de aprendizagem aborda questões relacionadas com a impessoalidade no serviço público, apresentando diferentes posicionamentos diante da expressão de práticas religiosas no ambiente de trabalho, e como isso afeta o clima organizacional de uma equipe ou instituição. Além disso, o trabalho provoca reflexões em relação a critérios de seleção de servidores para funções de confiança com base no pertencimento a certo tipo de grupo, por exemplo, uma comunidade religiosa.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2371
Appears in Collections:Casoteca: Ética e Diversidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deus me livre.pdfatualizado em 2017148,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.