Collaboration amid Crisis: The Department of Defense during Hurricane Katrina
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moynihan, Donald P. | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-09T18:20:27Z | - |
dc.date.available | 2015-11-09T18:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2368 | - |
dc.description.abstract | This case study is about the response given by public authorities to the crisis caused by Hurricane Katrina in New Orleans / USA. The narrative focuses on the critical relationship between the Federal Emergency Management Agency - FEMA, the coordinator of federal efforts in response to the disaster, and the Department of Defense - DOD. The aim of this case study is to understand the dynamics of collaboration developed between the authorities accountable for readily responding to Katrina, and, more generally, assess the operation of networks of federal, state and local authorities in emergency conditions. The case raises discussions in the classroom that can foster reviews of: the functioning of the coordination of the network accountable for the response to the crisis, the role of bureaucracy in emergencies, the importance of leadership, and the effect of organizational culture for collaboration. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Inglês:English:en | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=165 | pt_BR |
dc.subject | crisis management | pt_BR |
dc.subject | governmental relationships | pt_BR |
dc.subject | cooperation | pt_BR |
dc.subject | networks | pt_BR |
dc.subject | defense | pt_BR |
dc.subject | civil | pt_BR |
dc.subject | disaster | pt_BR |
dc.subject | leadership | pt_BR |
dc.subject | bureaucracy | pt_BR |
dc.title | Collaboration amid Crisis: The Department of Defense during Hurricane Katrina | pt_BR |
dc.title.alternative | Colaboração em momento de crise: a atuação do Departamento de Defesa durante o Furacão Katrina | pt_BR |
dc.type | Estudo de Caso | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número de páginas: 18 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Estado e Sociedade | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão de Crises | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.additional | Estudo de caso traduzido do original "Colaboração em momento de crise: a atuação do Departamento de Defesa durante o Furacão Katrina". | pt_BR |
dc.description.additional | A nota pedagógica deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). | - |
dc.subject.enap | gestão de crise | pt_BR |
dc.subject.enap | relações intergovernamentais | pt_BR |
dc.subject.enap | cooperação | pt_BR |
dc.subject.enap | rede | pt_BR |
dc.subject.enap | defesa civil | pt_BR |
dc.subject.enap | desastre | pt_BR |
dc.subject.enap | liderança | pt_BR |
dc.subject.enap | burocracia | pt_BR |
dc.educational.description | A utilização de casos, jogos e simulações situam-se como possibilidades metodológicas facilitadoras de articulação de informações, fixação de conceitos e do desenvolvimento de habilidades e competências. O objetivo de um estudo de caso é complementar a aprendizagem com a análise, discussão e resolução de problemas baseados na vida real ou em situações hipotéticas. O estudo de caso trata da resposta à crise gerada pelo Furacão Katrina em Nova Orleans/EUA dada pelos órgãos públicos encarregados de atuar em situações de emergência. O caso suscita discussões em sala de aula que podem desencadear análises sobre o funcionamento da coordenação da rede encarregada pela resposta à crise, o papel da burocracia em momentos emergenciais, a importância da liderança, e o efeito da cultura organizacional durante a colaboração | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores públicos em geral. | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Casoteca: Gestão de Crise e Gestão de Riscos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Collaboration amid crisis_The Department of Defense during Hurricane Katrina.pdf | atualizado em 2017 | 2.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Collaboration amid crisis_vf_teaching note - corrigida 2017.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.