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dc.contributor.authorBrasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre-
dc.date.accessioned2015-06-19T11:10:29Z-
dc.date.available2015-06-19T11:10:29Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2264-
dc.description.abstractO Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Brasil)pt_BR
dc.subjectambiente escolarpt_BR
dc.subjectatendimento pedagógicopt_BR
dc.subjectpediatriapt_BR
dc.subjectreinserção escolarpt_BR
dc.titleReinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalarpt_BR
dc.typeRelato de Experiênciapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 6 p.pt_BR
dc.date.started2002-09-
dc.description.classificationEnsino Fundamentalpt_BR
dc.description.classificationEnsino Médiopt_BR
dc.description.classificationPsicologia Comportamentalpt_BR
dc.description.classificationPsicologia da Educaçãopt_BR
dc.description.classificationSaúdept_BR
dc.description.additionalO PAP foi concebido para ser um conjunto de atividades com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos pacientes pediátricos e de não ser uma suplência escolar. O plano individual de estudos e atividades era estabelecido com base nas possibilidades de cada aluno/paciente, em particular, e o objetivo principal do projeto sempre foi o de reinserir o aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar.pt_BR
dc.description.additionalIniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Área temática: Inclusão social.pt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.subject.enapdireitos do menorpt_BR
dc.subject.enapsaúdept_BR
dc.subject.enappsicologia da educaçãopt_BR
dc.subject.enappedagogiapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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