Title: Reinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar
Authors: Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 6 p.
Issue Date: 2006
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ensino Fundamental
Ensino Médio
Psicologia Comportamental
Psicologia da Educação
Saúde
Abstract: O Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002.
Keywords: ambiente escolar;  atendimento pedagógico;  pediatria;  reinserção escolar
metadata.dc.description.additional: O PAP foi concebido para ser um conjunto de atividades com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos pacientes pediátricos e de não ser uma suplência escolar. O plano individual de estudos e atividades era estabelecido com base nas possibilidades de cada aluno/paciente, em particular, e o objetivo principal do projeto sempre foi o de reinserir o aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar.
Iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Área temática: Inclusão social.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2264
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.