Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1975
Title: Café com debate: lições aprendidas na implementação do SEI
Authors: Valadão, Daniel
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/images//sei_apresenta%C3%A7%C3%A3o_daniel%20valad%C3%A3o.pdf
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
metadata.dc.description.physical: Número de slides: 7 p.
Issue Date: 27-Oct-2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Governo Eletrônico
Tecnologia da Informação. Informática
Transparência Governamental
Abstract: O segundo Café com Debate do ano de 2014 teve o seguinte tema: “Experiências Recentes de Implantação de Processo Eletrônico na Administração Pública Federal”. As apresentações e diálogos foram marcados por reflexões sobre o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de entes, órgãos e entidades das diversas esferas do governo para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico, que permita a criação e o trâmite de documentos e processos eletrônicos. Na ocasião, também foi apresentado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2009, com jurisdição nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (TRF 4). Trata-se de um sistema de processo eletrônico administrativo utilizado para gerir o conhecimento institucional, eliminando a tramitação dos procedimentos em meio físico (papel). Além disso, a ferramenta favorece a realocação de recursos humanos na área judiciária com o enxugamento da área administrativa: virtualiza a informação, promove a celeridade dos processos de trabalho e valoriza a coerência das decisões administrativas.
Keywords: administração pública;  administração federal;  Sistema Eletrônico de Informações;  Processo Eletrônico Nacional;  governo eletrônico
metadata.dc.description.additional: Slides apresentados no evento Café com Debate em 27 de outubro de 2014. Slides apresentados por Daniel Valadão, Cristiano Cabral, Superintendente de Planejamento em Exercício da Comissão de Valores Mobiliários.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1975
Appears in Collections:Café com Debate

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sei_apresentação_daniel valadão.pdf630,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.