Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1898
Title: O IPHAN e o Programa Monumenta: lições para a gestão do patrimônio cultural
Authors: Giannecchini, Ana Clara
Silva, Frederico Augusto Barbosa da (orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 25 p.
Issue Date: Oct-2014
metadata.dc.rights.holder: Ana Clara Giannecchini
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios colocados pelo Programa MONUMENTA (1996 – 2010) para a atuação do IPHAN. Por meio de entrevistas com gestores estratégicos do MONUMENTA, referenciadas na documentação oficial, identificaram-se as principais tensões ideológicas e institucionais entre ambos. O IPHAN, reconhecido pela excelência dos seus expoentes técnicos e institucionalmente caracterizado pelo seu insulamento, foi desafiado a repensar os seus instrumentos de gestão e coordenação entre atores públicos e privados. O MONUMENTA recoloca os termos da complexa discussão a respeito da gestão, da descentralização e da participação, embora a implementação tenha mostrado limites para suas premissas. A mudança de governo federal em 2004 abriu janelas de oportunidades para reconfigurar a atuação do IPHAN, com a aproximação de seus dirigentes aos do MONUMENTA, permitindo o redimensionamento de posições ideológicas e culturas institucionais aparentemente antagônicas. Contudo, o fortalecimento institucional e a ampliação de recursos permanecem como grandes desafios da instituição.
Keywords: IPHAN;  cidades históricas;  programa Monumenta
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1898
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Giannecchini_TCC_EGP9.pdf278,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.