Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1872
Title: Brasil + 20: uma análise do seu arranjo institucional e dos desafios de coordenação multissetorial e interfederativa
Authors: Silva, Yriz Soares da
Pires, Roberto Rocha Coelho (orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 28 p.
Issue Date: Oct-2014
metadata.dc.rights.holder: Yriz Soares da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.
Classificação Temática: Inovação
Meio ambiente. Recursos Naturais. Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Este artigo pretende analisar o arranjo institucional proposto para o BRASIL+20: Programa Nacional por Municípios Sustentáveis, observando seus aspectos mais relevantes frente à implementação do Programa junto aos entes federados. Para tal será utilizado nesta pesquisa qualitativa o estudo de caso do BRASIL+20 associado à revisão da literatura nos temas sustentabilidade e arranjos institucionais. Inicialmente, localizou-se conceitualmente a temática da sustentabilidade, apontando a trajetória do tema nacional e internacionalmente. Após descrição geral do Programa, passou-se pela revisão de literatura sobre arranjos institucionais e mecanismos de coordenação governamental. Finalmente, analisou-se a proposta de política à luz dos aspectos destacados na literatura, contemplando destaques sobre oportunidades de melhoria, visto que o Programa ainda não está em execução. Foi observado que a proposta contém vários aspectos considerados relevantes para os temas abordados, inovações relacionadas à implementação do Programa e mecanismos para superação de desafios usualmente encontrados em políticas multissetoriais e interfederativas.
Keywords: sustentabilidade;  arranjo institucional;  BRASIL+20
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1872
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yriz_TCC_EGP9.pdf514,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.