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dc.contributor.authorLemos, Jefferson Pinheiro de-
dc.contributor.otherCoelho Júnior, Francisco Antônio (orientador)-
dc.date.accessioned2015-02-20T17:05:06Z-
dc.date.available2015-02-20T17:05:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1842-
dc.description.abstractO presente trabalho busca identificar os condicionantes da gestão do desempenho no Banco Central do Brasil - BACEN, utilizando instrumentos de coleta de dados pré-determinados, incluindo análise documental acerca das características da organização e do modelo proposto para o processo em questão. Todo o exposto servirá de base para identificação dos aspectos facilitadores e dificultadores para a implantação do novo modelo de gestão do desempenho, o que poderá ser utilizado como importante ferramenta na fundamentação de decisões estratégicas. Inicialmente, apresenta-se um esboço acerca das principais recomendações da literatura sobre o tema. Desempenho no serviço público considera tanto o resultado obtido como consequência do trabalho realizado (eficácia), quanto os processos comportamentais subjacentes que levaram a esses resultados (eficiência), pautado principalmente por princípios constitucionais e infraconstitucionais atinentes à matéria. A gestão do desempenho, por outro lado, refere-se às ações de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e revisão do desempenho, se inter-relacionando com grande parte das práticas de recursos humanos (RH), o que lhe confere um caráter integrador dessas ações. Certos traços culturais foram identificados como facilitadores e outros como dificultadores da implantação da Gestão do Desempenho no BACEN. Os projetos em andamento, propostos no âmbito da frente de cultura e clima, assim como o projeto especificamente desenhado para acompanhar a implantação da metodologia até que se torne um processo consolidado facilitam o sucesso da empreitada, considerando que se trata de uma mudança cultural. A cooperação dos entrevistados e o conhecimento compartilhado foram as maiores facilidades encontradas. A maior dificuldade foi conciliar as agendas dos entrevistados. Uma limitação é que foram realizadas apenas cinco entrevistas e foram identificados pontos divergentes que, se houvesse tempo hábil, poderiam ser mais explorados.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the determinants of performance management in the Central Bank of Brazil, using instruments for predetermined data collection, including document analysis about the characteristics of the organization and the proposed model for performance management within the Central Bank. . This will help identify the supportive and hindering factors for the implementation of the new model for performance management, which can be used as an important tool as grounds for strategic decisions. Initially, it is presented an outline on the main recommendations of the literature on the subject. Performance in public service considers both the result obtained as a result of work done (effectiveness) and the underlying behavioral processes that led to these results (efficiency), based mainly on constitutional and infra-constitutional principles relating to the matter. Performance management, on the other hand, refers to the actions of planning, implementation, monitoring, evaluation and review of performance, and it interrelates with much of the practice of human resources (HR), which gives an integrative character to these actions. Certain cultural traits were identified as supportive and others as hindering factors to the employment of Performance Management within the Central Bank. Ongoing projects proposed under the front of culture and climate, as well as the one specifically designed to monitor the implementation of the methodology until it becomes a consolidated process, facilitate the success of the undertaking, considering that this is a cultural change. The cooperation of respondents and shared knowledge were the largest supportive factors found. The greatest difficulty was reconciling the agendas of respondents. One limitation is that only five interviews were held and divergent points were identified, and if there was more time, these points could be further explored.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectgestão de pessoas na administração públicapt_BR
dc.subjectgestão do desempenhopt_BR
dc.subjectBanco Centralpt_BR
dc.subjectpeople managementpt_BR
dc.subjectpeople management in public administrationpt_BR
dc.subjectperformance managementpt_BR
dc.titleCondicionantes da implantação da gestão do desempenho no Banco Central do Brasilpt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderJefferson Pinheiro de Lemospt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 73 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas no Serviço Público para obtenção do título de Especialista.pt_BR
dc.subject.enapgestão de desempenhopt_BR
dc.subject.enapBanco Centralpt_BR
dc.subject.enapdesempenho organizacionalpt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.subject.enapeficáciapt_BR
dc.subject.enapeficiênciapt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
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