Title: Pintura de guerra III: um caso de choque entre culturas organizacionais
Authors: Bello, Andrea
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=135:pintura-de-guerra-iii--um-caso-de-choque-entre-culturas-organizacionais&catid=10
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 12 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão de Parcerias
Abstract: Maria Cecília, 42 anos, divorciada e com dois filhos, é servidora pública há vinte e três anos e há oito anos trabalha na Secretaria de Educação do seu estado. Depois de atuar durante seis anos como coordenadora em um projeto de extensão para professores, ela foi transferida para a Diretoria de Relações Institucionais para coordenar um projeto voltado para ascensão profissional de servidoras públicas. Com uma atuação bem-sucedida na execução deste projeto, Maria Cecília recebe outro desafio – o de supervisionar outro projeto de inclusão socioecômica para mulheres, também em parceria com o terceiro setor. Contudo, o projeto encontra-se sob risco de descontinuidade, uma vez que os conflitos e as diferenças culturais emergem logo após o primeiro semestre de trabalho. Seu dilema é como equalizar as diferentes culturas organizacionais dos diversos atores envolvidos.
Keywords: administração federal;  comunidade;  comportamento organizacional;  conflito;  convênio;  gestão de conflitos;  gestão de parcerias;  governança;  mercado de trabalho;  parceria institucional;  políticas públicas;  serviço público;  terceiro setor;  tomada de decisão;  gênero
metadata.dc.description.additional: Os desafios e a saída de Maria Cecília da DEX são abordados no estudo de caso “Pintura de Guerra I Tomada de decisão individual e organizacional”, publicado pela Casoteca.
A construção do arranjo de Governança Colaborativa e os desafios enfrentados por Maria Cecília para implementação do projeto “Salto Profissional” são abordados no estudo de caso “Pintura de Guerra II – os desafios da governança colaborativa”, publicado pela Casoteca.
A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1819
Appears in Collections:Casoteca: Gestão de Programas e Projetos
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.