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dc.contributor.authorAndrade, Simone Gama-
dc.contributor.otherOliveira, Ana Soares dos Santos (orientadora)-
dc.date.accessioned2015-02-11T11:41:20Z-
dc.date.available2015-02-11T11:41:20Z-
dc.date.issued2014-11-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1802-
dc.description.abstractEste trabalho empreende uma reflexão sobre a implantação da gestão de competências na Controladoria-Geral da União e sua correlação com o desenvolvimento da carreira de Finanças e Controle do órgão. A motivação para abordar tal tema foi a identificação de que as maiores fragilidades apontadas pelos servidores, em pesquisa de clima organizacional realizada em 2013, relacionavam-se à categoria “Aprendizado e Desenvolvimento”. Identificava-se a necessidade de discutir um modelo de gestão de pessoas que desse transparência sobre o que se espera do servidor em cada estágio de seu desenvolvimento na carreira, e como prepará-lo para os desafios impostos pela crescente atribuição de competências a tal órgão de controle. Alicerçada no referencial teórico apresentado, a autora propõe um modelo de gestão de pessoas, atrelando os desenvolvimentos de competências e carreira, onde se observe uma evolução contínua no nível de complexidade das tarefas a serem desempenhadas pelos servidores, na medida em que avancem nas classes da carreira de Finanças e Controle. Espera-se evoluir as relações de trabalho, culminando com a promoção na carreira por mérito, exigindo-se em contrapartida níveis de desempenho gradualmente mais elevados, a partir da possibilidade do conhecimento, com objetividade e transparência, do nível de desempenho que dele é esperado.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo emprende una reflexión sobre la gestión de las habilidades en la ControladoriaGeral da União y su correlación con el desarrollo de la carrera de Finanzas y Control. La motivación para este enfoque fue la identificación de que las principales debilidades expuestas por los servidores, en una encuesta de clima organizacional realizada en 2013, estaban relacionados con la categoría de "Aprendizaje y Desarrollo". Fue identificada la necesidad de discutir un modelo de gestión de personas que ofreciera la transparencia acerca de lo que se espera del servidor en cada etapa de su desarrollo profesional, y la forma de prepararlo para los desafíos planteados por la creciente asignación de responsabilidades a tal organismo de control. Fundamentada en el marco teórico presentado, la autora propone un modelo de gestión de personas, enganchando los desarrollos de habilidades y carrera, onde se observa una continua evolución en el nivel de complejidad de las tareas realizadas por los servidores, en la medida que avanzan en los grados de la carrera de Finanzas y Control. Se espera el desarollo de las relaciones de trabajo, culminando en la promoción de la carrera por mérito, exigiendo a cambio, gradualmente, niveles más altos de rendimiento, a partir de la posibilidad del conocimiento, con objetividad y transparencia, del nivel de rendimiento que se espera de él.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectgestão de competênciaspt_BR
dc.subjectgestão de carreirapt_BR
dc.subjectgestión de personaspt_BR
dc.subjectgestión de habilidadespt_BR
dc.subjectgestión de carrerapt_BR
dc.titleA gestão de competência: uma proposta para o desenvolvimento da carreira de finanças e controle da Controladoria-Geral da Uniãopt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderSimone Gama Andradept_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 39 p.pt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada no Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público – 4ª Edição, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, como requisito obrigatório para obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Públicopt_BR
dc.subject.enapgestão por competênciaspt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapavaliação de desempenhopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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