Ambientes virtuais de aprendizagem: desafios de uma escola de governo
Title: | Ambientes virtuais de aprendizagem: desafios de uma escola de governo |
Authors: | Filatro, Andrea Cristina Mota, Natália Teles da |
Publisher: | Escola nacional de administração pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/117/114 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.description.physical: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 64, n. 1, p. 109-122 |
Issue Date: | Jan-2013 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola nacional de administração pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Escola de Governo |
Abstract: | Este estudo apresenta informações que buscam subsidiar gestores e tomadores de decisão no
processo de contratação de solução tecnológica especializada para a gestão da aprendizagem e do
conhecimento, que possibilite o desenvolvimento, implementação e oferta de eventos de aprendizagem
– a distância, presenciais ou mistos. A síntese aqui apresentada consolida as discussões do
Grupo de Trabalho “Ambientes Virtuais de Aprendizagem” (GT-AVA) realizadas no âmbito da
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Fundamenta-se em uma série de debates
interdisciplinares promovidos internamente pelo Grupo em 2010, resultando na construção de
três cenários possíveis para o quadriênio 2011-2014, no que tange à infraestrutura tecnológica e
implicações pedagógicas para a oferta de ações de aprendizagem, disseminação de informações e
integração de recursos. Segue-se uma seção de considerações relativas aos fatores críticos a serem
considerados para que a solução tecnológica adotada possa corresponder, em médio ou longo
prazo, às demandas metodológicas, tecnológicas e jurídicas emergentes. En este artículo se presenta la información que busca subsidiar los administradores y encargados de adoptar decisiones en el proceso de contratación de una solución tecnológica especializada en la gestión del aprendizaje y los conocimientos necesarios para el desarrollo, aplicación y oferta de eventos de aprendizaje - a distancia, presencial o mixtos. El resumen presentado aquí consolida las discusiones interdisciplinares del Grupo de Trabajo de Entornos Virtuales de Aprendizaje (GT-AVA) que se llevaron a cabo en la Escuela Nacional de Administración Pública (ENAP). Se fundamenta en una serie de debates interdisciplinares promovidos internamente por el Grupo en 2010, lo que dio lugar a la construcción de tres escenarios posibles para 2011-2014, con respecto a la infraestructura tecnológica y alcances pedagógicos para la oferta de acciones de formación, difusión de información e integración de recursos. A continuación, se encuentra una de las secciones de las consideraciones sobre los factores críticos a considerarse, para que las soluciones tecnológicas adoptadas puedan responder, a medio o largo plazo, a las exigencias metodológicas, tecnológicas y jurídicas emergentes. This study presents information that seek subsidize managers and decision makers in the process of hiring of technological solution specialist for the management of learning and knowledge to enable the development, implementation and offering of distance education, face to face courses or mixed events of learning. The summary presented here consolidates the discussions of Virtual Learning Environment Working Group (GT-AVA) carried out under the National School of Public Administration - ENAP). It is based on a series of interdisciplinary debates promoted internally by the group in 2010, resulting in the construction of three possible scenarios for 2011-2014, regarding the technological infrastructure for learning sharing, release of information and integration of resources. It concludes with a section of considerations related to critical factors to be considered in choosing an e-learning technological solution, in order to respond to emerging ethodological, technological and legal demands. |
Keywords: | ambientes virtuais de aprendizagem; plataformas tecnológicas para educação; cenários para oferta de EAD em organizações públicas; entornos virtuales de aprendizaje; plataforma tecnológica para la educación; los escenarios para oferta de educación a distancia en instituciones públicas; virtual learning environments; technological platform for education; scenarios for supply of distance education in public institutions |
metadata.dc.description.additional: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1781 |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ambientes virtuais de aprendizagem_desafios de uma escola de governo.pdf | 695.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.