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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1771
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dc.contributor.authorLeal, Paula de Faria Polcheira-
dc.contributor.otherGomes, Ricardo Corrêa (orientador)-
dc.date.accessioned2015-02-06T17:22:49Z-
dc.date.available2015-02-06T17:22:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1771-
dc.description.abstractNa atual conjura brasileira, tema frequente tem sido a discrepância entre os serviços públicos prestados e a percepção da sociedade quanto à qualidade desses serviços. As representações sindicais apontam a falta de pessoal e a desestruturação das carreiras para tal realidade. Dentro disso, a gestão estratégica de pessoas tem despontado como área apta a atuar na melhoria dos serviços públicos, a partir da administração dos recursos humanos. Nessa área, estudos científicos têm demonstrado a relação da percepção de suporte organizacional com os resultados organizacionais. Dentre eles, pode-se citar o comprometimento afetivo dos trabalhadores da organização. Desta forma, o presente estudo optou por identificar as possíveis relações empíricas entre a percepção de suporte organizacional e o comprometimento afetivo dos servidores de um órgão da Administração Pública Federal. Tratou-se de pesquisa explicativa, de âmbito quantitativo, pautada no estudo de caso de uma organização da Administração Pública Federal. Foi disponibilizado aos servidores do órgão um questionário online que englobava duas escalas validadas para o estudo das variáveis estudadas. Após, foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais para a análise dos dados. Os resultados apontaram a existência de relação de causalidade entre a variável independente (percepção de suporte organizacional) e a variável dependente (comprometimento afetivo). Também foram constatados, na organização estudada, baixos índices da percepção de suporte organizacional e do comprometimento afetivo, mas sem importantes diferenças dentre as variáveis populacionais.pt_BR
dc.description.abstractIn the current Brazilian scenario, the discrepancy between provided public services and society’s perception of the quality of these services have been widely discussed. Labor unions relate the lack of staff and the collapse of careers to such situation. Therefore, the strategic personnel management has emerged as apt to act on improving public services, taking as basis the human resource management. In this area, scientific studies have demonstrated the relation of perceived organizational support to organizational outcomes. Among them, staffs’ affective commitment is worthy of mention. Thus, this study chose to identify possible empirical relationships between perceived organizational support and affective commitment of civil servants of an agency of the Federal Public Administration. A quantitative explanatory research was applied, based on the case study of an organization of the Federal Public Administration. An online survey was made available to the agency civil servants, which included two validated scales for the study of variables. Next, in order to analyze the data, descriptive and inferential statistical analysis were performed. The results indicated the existence of a causal link between the independent variable (perceived organizational support) and the dependent variable (affective commitment). In the organization studies, low levels of perceived organizational support and affective commitment were noticed, but no significant differences among the population variables were found.-
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectpercepção de suporte organizacionalpt_BR
dc.subjectcomprometimento afetivopt_BR
dc.subjectcomprometimento organizacionalpt_BR
dc.titleRelações correlacionais entre percepção de suporte organizacional e comprometimento afetivo dos servidores do Ministério do Trabalho e Empregopt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderPaula de Faria Polcheira Lealpt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 77 p.pt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada à Coordenação-Geral de Especialização da Escola Nacional de Administração Pública como requisito à obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas no Setor Públicopt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapcomprometimento orgnizacionalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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