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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1765
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dc.contributor.authorSantos, Luciana Gomes Rodrigues Barbosa dos-
dc.contributor.otherMeneses, Pedro Paulo Murce de (orientador)-
dc.date.accessioned2015-02-06T12:48:49Z-
dc.date.available2015-02-06T12:48:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1765-
dc.description.abstractNos últimos tempos, as organizações públicas têm passado por inúmeras transformações no modelo de gestão, e nesse contexto necessitam de um quadro de colaboradores cada vez mais competentes, requerendo, portanto, além de recursos financeiros e tecnológicos, também uma modernização dos processos das instituições como um todo. Nesse contexto, o presente estudo analisou a implantação da gestão por competências em quatro órgãos públicos, para tanto foi realizada um estudo de campo qualitativo, por meio de entrevistas semiestrturadas aos responsáveis por áreas afins acerca do tema. Os relatos das entrevistas foram organizados a partir de uma análise temática, desmembrando o texto em unidades, enfatizando os diferentes núcleos de sentido que constituem o entendimento das condicionantes, no caso da implantação da gestão por competências. Os principais resultados apontam a falta de esclarecimento de metodologias e referencial teórico vago. Constatou-se que as dificuldades específicas variam de acordo com as características de cada órgão, no entanto, todos consideram vagos os referenciais teóricos acerca da implantação da gestão por competências, em vários aspectos. Embora, as diretrizes tenham sido acatadas e utilizadas com aparente sucesso pelos órgãos pesquisados, demonstrando coerência nas diferentes metodologias utilizadas.pt_BR
dc.description.abstractIn recent times, public organizations have gone through many changes in the management model, and in this context need a workforce increasingly competent, requiring, so in addition to financial and technological resources, also a modernization of processes of institutions as whole. In this context, the present study analyzed the implementation of management skills in four government agencies, for a qualitative field study was carried out both by means of semiestrturadas interviews those responsible for related areas on the subject. The reports of the interviews were organized from a thematic analysis, breaking up the text into units, emphasizing the different units of meaning that constitute the understanding of the conditions in the case of implementation of competency management. The main results show the lack of clarification of methodologies and vague theoretical framework. It was found that the specific difficulties vary according to the characteristics of each body, however, consider all vague theoretical references about the implementation of management skills in many ways. Although the guidelines have been heeded and used with apparent success by agencies surveyed by demonstrating consistency in the different methodologies used.-
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectgestão por competênciaspt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectserviço públicopt_BR
dc.titleCondicionantes da implantação da gestão por competências em organizações públicaspt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderLuciana Gomes Rodrigues Barbosa dos Santospt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 54 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalMonografia apresentada à Escola Nacional de Administração Pública, como pré-requisito para obtenção de título de Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Públicopt_BR
dc.subject.enapgestão por competênciaspt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la em Acesso Aberto, no sítio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da Enap. ATENÇÃO: essa autorização é válida apenas para a obra original, considerando o seu formato de distribuição no repositório.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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