Title: Desempenho da carreira de gestores governamentais: desenvolvimento e medida e diferenciação entre grupos
Authors: Santos, Aleksandra Pereira dos
Publisher: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 25 p.
Issue Date: Apr-2013
metadata.dc.rights.holder: Aleksandra Pereira dos santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Abstract: Trata-se de um estudo cujo objetivo é desenvolver e verificar evidências de validade de uma escala de competências para a carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, denominada de gestores governamentais. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental e de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas, grupos focais e aplicação de um questionário. O questionário foi respondido por 274 servidores e os dados foram analisados por meio de análise descritiva, fatorial e testes não paramétricos. Os resultados apontam para 38 competências, agrupadas em cinco fatores ou macrocompetências. Esses fatores foram denominados de: Políticas Públicas e Aperfeiçoamento da Gestão, Relacionamento Interpessoal e Comportamento Profissional, Habilidades Gerenciais, Apoio à Formulação de Políticas Públicas e Instrumentos e Suporte ao Trabalho. Verificou-se, ainda, a existência de diferenças entre grupos no que se refere à expressão de competências. Essas diferenças são significativas quando se considera o tipo de cargo comissionado ocupado pelo EPPGG e o local de exercício do mesmo. Porém, não são relevantes quando se considera o posicionamento do EPPGG na carreira e o seu grau de escolaridade.
Keywords: competências no trabalho;  evidências de validação;  carreira de especialista em políticas públicas;  gestão governamental
metadata.dc.description.additional: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Artigo apresentado no VI Congresso Consad de Gestão Pública.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1719
Appears in Collections:Carreira EPPGG: Artigos


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.