Title: Análise da eficiência relativa dos programas de pós-graduação acadêmicos em administração, contabilidade e turismo
Authors: Moreira, Ney Paulo
Cunha, Nina Rosa da Silveira
Ferreira, Marco Aurélio Marques
Silveira, Suely de Fátima Ramos
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/31/28
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 4, p. 365-381
Issue Date: Oct-2009
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Ensino Superior
Abstract: O objetivo deste artigo é apresentar um modelo alternativo de análise da eficiência dos programas de pós-graduação acadêmicos em Administração, Contabilidade e Turismo, vinculados às instituições de ensino superior públicas e privadas. O estudo tem como base teórica a eficiência e a otimização de recursos, tomando como referência a maximização do retorno, sujeito às limitações de recursos. Como modelo analítico foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA), enquanto técnica não paramétrica de análise da eficiência relativa. Os resultados apontaram que os programas de pós-graduação foram mais eficientes em 2006, seguido por 2004 e 2005, respectivamente. Notou- se ainda que, em média, os programas vinculados às instituições privadas de ensino foram mais eficientes que os da rede pública no triênio 2004/2006. Os gestores desses programas podem utilizar a análise da eficiência relativa como estratégia de benchmarking, adotando as melhores práticas observadas nos programas eficientes, visando à maximização da eficiência em sua gestão.
Este estudio tiene como objetivo presentar un modelo alternativo de análisis de la eficiencia para los programas de postgrado académicos en Administración, Contabilidad y Turismo vinculados a las instituciones de enseñanza superior públicas y privadas. El estudio tiene como base teórica la eficiencia y la optimización de recursos, tomando como referencia la maximización de retorno, sujeto a las limitaciones de recursos. Como Modelo analítico fue utilizado Análisis Envoltorio de Datos (DEA), considerado técnica no paramétrica de análisis de eficiencia relativa. Los resultados apuntaron que los programas de postgrado fueron más efectivos en 2006, seguidos por 2004 y 2005, respectivamente. Se ha notado también que, como promedio, los programas vinculados a las instituciones privadas de enseñanza fueran mas eficientes que los de la red pública en el trienio 2004/2006. Los gestores de esos programas pueden utilizar el análisis de la eficiencia relativa como estrategia de benchmarking, adoptando las mejores practicas observadas en los programas eficientes, buscando la maximización de la eficiencia en su gestión.
This study was carried out to present an alternative analysis model of the efficiency of the postgraduation programs in Administration, Accounting and Tourism in the private and public graduation institutions. The study was theoretically based on both efficiency and optimization of resources, as taking the maximization of the return subjected to limitations of the resources as reference. The Data Envelopment Analysis (DEA) as nonparametric technique for the relative efficiency analysis was used as analytical model. According to the results, the postgraduation programs were more efficient in 2006, followed by 2004 and 2005, respectively. It was also observed that, on average, the programs os the private teaching institutions were efficient than those in the public net during the three-year period (2004/2006). The managers of those programs can use the relative efficiency analysis as benchmarking strategy, by adopting the best practices observed in the efficient programs, in order to reach the maximization of the efficiency in their management.
Keywords: desempenho;  desempeño;  performance;  Análise Envoltória de Dados (DEA);  Análisis Envoltorio de Datos (DEA);  Data Envelopment Analysis (DEA)
Target Audience: Servidor Público
Sociedade Brasileira
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1665
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010


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