Title: O papel das escolas de governo na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP)
Authors: Carvalho, Paulo Sergio de
Publisher: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 11 p.
Issue Date: Aug-2011
metadata.dc.rights.holder: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Escola de Governo
Abstract: A gestão por competências e o reconhecimento das Escolas de Governo, instituição prevista no art. 39 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1 988 (CRFB/88), nos âmbitos federal e estadual. A rede de escolas (http://www2.enap.gov.br/rede_escolas/) permite ações integradas, construção coletiva, racionalização e otimização de recursos. Dessa forma, foi criado o Mapeamento da Oferta de Capacitações nas Escolas de Governo - Sistema MAPA. O sistema MAPA tem por objetivo coletar dados da oferta de eventos de capacitação em escolas de governo, em nível municipal, estadual e federal, visando produzir e disponibilizar informações gerenciais informatizadas. Dentre os principais desafios para a consolidação da PNDP, destaca-se o alto nível de complexidade, ou seja, os diferentes níveis de conhecimento e estrutura organizacional entre as escolas, o engajamento dos dirigentes e a capacitação gerencial.
Keywords: escola de governo;  capacitação de servidores;  servidor público;  gestão por competências
metadata.dc.description.additional: Artigo publicado no Anais II Encontro técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas (EDUCORP). A educação corporativa no contexto do Controle Externo: desafios e perspectivas.
Organização de Paulo Cesar Bessa Neves.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1644
Appears in Collections:Artigos do Corpo Técnico da Enap
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Paulo Carvalho.pdf405.87 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.