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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1639
Title: Mapeamento da oferta de capacitação nas escolas de governo no Brasil: gestão da informação para fortalecimento da gestão pública
Authors: Ferrarezi, Elisabete
Tomacheski, João Alberto
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/51/47
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 3, p. 287-303
Issue Date: Jul-2010
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Escola de Governo
Gestão da Informação
Abstract: Esse texto tem por objetivo apresentar os resultados parciais do projeto “Mapeamento da Oferta de Capacitação nas Escolas de Governo” e debater as possibilidades que se abrem para a gestão do conhecimento e para o gerenciamento das informações estratégicas visando à tomada de decisões e a otimização dos recursos disponíveis para a capacitação. O projeto mapeamento tem por objetivo coletar dados da oferta existente de capacitação em escolas de governo brasileiras, em nível municipal, estadual e federal. Foi concebido em três fases: coleta das informações cadastrais e sobre a disponibilidade de cursos; construção do vocabulário controlado e classificação dos cursos; e transposição dessas informações para um sistema de informações com interface web: o Sistema Mapa. O Sistema Mapa, se efetivamente incorporado e utilizado, poderá constituir um sistema de informação que auxilie os gestores e dirigentes a planejar e realizar planos de capacitação, utilizando de forma eficiente a oferta existente nas escolas de governo. Além disso, poderá contribuir para melhor coordenação das atividades de capacitação, incentivo à complementaridade, redução de duplicidades e incentivo à ampliação da comunicação entre as instituições da Rede.
Este texto tiene por objeto presentar los resultados parciales del proyecto “Mapeo de la Oferta de Capacitación en las Escuelas de Gobierno” y debatir las posibilidades abiertas para la gestión del conocimiento y de las informaciones estratégicas, mirando hacia la toma de decisiones y optimización de los recursos disponibles para la capacitación. El proyecto de mapeo tiene la finalidad de recolectar datos de la oferta de capacitación existente en escuelas de gobierno brasileñas a nível municipal, estatal y federal. Ha sido concebido en tres fases: recolecta de las informaciones catastrales y sobre la disponibilidad de cursos, construcción del vocabulario controlado y clasificación de los cursos, y traslado de estas informaciones para un sistema de informaciones con interfaz Web: el Sistema Mapa. El Sistema Mapa, si efectivamente incorporado y utilizado, podrá constituir un sistema de información que auxilie a los gestores y dirigentes en la planificación y realización de proyectos de capacitación, utilizando eficientemente la oferta efectiva en las escuelas de gobierno. Además, podrá contribuir para mejor coordinación de las actividades de capacitación, fomento a la complementariedad, reducción de duplicidades y incentivo a la ampliación de la comunicación entre las instituciones de la Red de Escuelas.
This text is aimed to present partial results to the “Mapping of the Brazilian government schools capacitation offer” and to debate the possibilities created to knowledge managing and strategic information management in an attempt to improve the decision making process and optimizing capacitation’s resources available. The mapping project’s objective is to gather the existing data on capacitation offer from Brazilian government schools at the municipal, state and national levels. It was built in three phases: the gathering of information found on records and on courses offerings; the construction of a controlled vocabulary and course classification; as well as the transfer and adaptation of this information to a Web interfaced system: the Mapa System. The Mapa system, if effectively incorporated and used, might constitute an information system that will help managers and directors to plan and make real the capacitation plans, using the existing offer from government schools in an efficient manner. Besides, the system will contribute to better capacitation activities coordination, encouraging complementing actions, reduction of ambiguities and incentive to communication widening between the institutions participating on the Government Schools Network.
Keywords: mapeamento da oferta de capacitação;  rede nacional de escolas de governo;  sistema mapa;  formação de servidores públicos;  mapeo de la oferta de capacitácion;  red nacional de escuelas de gobierno;  sistema mapa;  la formación de los funcionarios públicos;  mapping the capacitation offer;  national network of schools of government;  mapa system;  training of public servants
Target Audience: Servidor Público
Sociedade Brasileira
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1639
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010

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