Title: Evasão em cursos de educação continuada a distância: um estudo na Escola Nacional de Administração Pública
Authors: Nascimento, Tarcilena Polisseni Cotta
Esper, Aniely Kaukab
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/19/15
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 2, p. 159-173
Issue Date: Apr-2009
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Educação
Educação a Distância
Abstract: A análise da literatura brasileira sobre educação a distância é ainda limitada no que diz respeito a estudos que investiguem o fenômeno da evasão, em especial, em contextos de escolas de governo. Este artigo procura identificar e analisar os fatores que contribuem para a evasão de participantes nos cursos de educação continuada a distância em uma organização governamental responsável pela capacitação dos servidores da administração pública federal. A ênfase das investigações encontra-se nas variáveis referentes às dificuldades pessoais, profissionais e tecnológicas, às peculiaridades do curso e características da clientela, contrastadas com as variáveis demográficas referentes à evasão em cursos a distância mediados por tecnologias da informação e da comunicação. O trabalho é embasado em metodologia quantitativa, por meio de pesquisa descritiva de campo junto aos participantes, valendo-se do uso de questionário eletrônico. Procura contribuir para investigações sobre o tema, em especial no que se refere aos servidores públicos.
El análisis de la literatura sobre educación a distancia todavía es limitado en lo que se refiere a estudios que investiguen el fenómeno de la evasión, en especial, en contextos de escuelas de gobierno. El presente artículo procura identificar y analizar los factores que contribuyen a la evasión de alumnos en los cursos de educación continuada a distancia en una organización gubernamental, responsable de la capacitación de los funcionarios de la administración pública federal. El énfasis de las investigaciones se concentra en las variables referentes a las dificultades personales, profesionales y tecnológicas, en las peculiaridades del curso y en las características de la clientela, contrastadas con las variables demográficas referentes a la evasión en cursos a distancia mediados por tecnologías de la información y de la comunicación. El trabajo está basado en metodología cuantitativa, mediante investigación descriptiva de campo realizada junto a los participantes, utilizando cuestionario electrónico. Concientes de que el tema es vasto, no se pretende, aquí, agotarlo. Busca contribuir para el amplio campo del tema sobre la evasión en EAD, en especial sobre los funcionarios públicos. Palabras clave: educación a distancia, evasión, capacitación de los funcionarios públicos.
Analyses available in the literature on distance learning are still limited with regard to studies that investigate the drop-out phenomenon, particularly in public service schools. This article seeks to identify and analyze factors which contribute to lead students to drop out from continuededucation distance learning courses in a governmental organization responsible for training civil servants of the federal public administration. The investigations are focused on variables related to personal, professional and technological difficulties, to the unique features of this type of course, and to the characteristics of its clients contrasted with demographic variables related to drop-out from distance learning courses mediated by information and communication technologies. The article is based on a quantitative methodology applied to the participants through a descriptive field survey using an electronic questionnaire. It deals with drop-out from distance learning courses, methodological aspects of the survey, outcomes and final considerations. Aware that this is a comprehensive topic, it is not the intention of the article to exhaust it.
Keywords: educação a distância;  evasão;  qualificação de servidores públicos;  educación a distancia;  evasión;  capacitación de los funcionarios públicos;  distance learning;  drop out rates;  civil servants training
Target Audience: Servidor Público
Sociedade Brasileira
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1592
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010


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