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dc.contributor.authorCamões, Marizaura Reis de Souza (Organizadora)-
dc.contributor.authorFonseca, Diogo Ribeiro da-
dc.contributor.authorPorto, Valéria-
dc.date.accessioned2014-10-14T18:04:17Z-
dc.date.available2014-10-14T18:04:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1519-
dc.description.abstractO Caderno reúne cinco artigos sobre temas centrais no atual contexto da gestão de pessoas, abordando técnicas de análise da força de trabalho, de gestão de políticas de capacitação e da saúde do trabalhador. Os textos apresentam reflexões e experiências de inovação em gestão de pessoas no serviço público. Apontam os avanços teóricos e práticos necessários para a sua efetiva modernização, no setor público brasileiro. O primeiro artigo traz uma análise dos conceitos de Recursos Humanos (RH) tradicional e estratégico, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), investigando como o RH é percebido pelos principais atores daquele órgão. O segundo trabalho retrata a experiência de uma agência reguladora, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no mapeamento de competências transversais de uma unidade técnica e o diagnóstico de suporte à aprendizagem pelos servidores da respectiva área. Já o terceiro texto apresenta um modelo de avaliação de eventos de capacitação. A técnica é aplicada a um curso estratégico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atestando o desempenho dos indivíduos no trabalho, entre outros fatores. O quarto artigo analisa a política de qualidade de vida de uma empresa pública, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Governo Federal. Por fim, o quinto trabalho investiga quais fatores organizacionais, relativos às características do trabalho e à satisfação dos servidores, se relacionam com a sua intenção de rotatividade. Os trabalhos selecionados constituem em exemplos de aplicação de técnicas de gestão e análise da força de trabalho. São provenientes de projetos de conclusão de curso de servidores participantes da segunda e da terceira edição do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, realizado pela Enap.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://www.enap.gov.br/images//caderno37%20estudos%20em%20gest%C3%A3o%20de%20pessoas%20no%20servi%C3%A7o%20p%C3%BAblico.pdfpt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectserviço públicopt_BR
dc.subjectsaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectcompetência transversalpt_BR
dc.subjectqualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleEstudos em gestão de pessoas no serviço públicopt_BR
dc.typeCadernopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalCaderno Enap, 37pt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 143 p.pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalSérie monográfica: Cadernos ENAP, 37pt_BR
dc.description.additionalPublicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando estado e administração.pt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.subject.enapsaúde ocupacionalpt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapcompetência administrativapt_BR
dc.subject.enapqualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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