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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1437
Title: Inovação na administração pública estadual: o 1o prêmio excelência em gestão pública do estado de Minas Gerais
Authors: Nassuno, Marianne
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/164/169
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 1, p. 77-96
Issue Date: Jan-2007
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Inovação
Abstract: O texto apresenta as oito experiências vencedoras do 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, realizado em 2006, procurando destacar suas diferenças e semelhanças. Tem como parâmetro de referência os principais temas do movimento internacional teórico e prático de renovação da administração pública conhecido como Gestão Pública: descentralização e horizontalização de estruturas, foco no usuário-cidadão, maior participação e responsabilização de agentes públicos, formas de controle não-hierárquico, uso adequado dos recursos públicos. Para concluir, comenta o potencial de concursos que valorizam a excelência no setor público para permitir a inovação, promover a ação e não o imobilismo, desenvolver o campo de conhecimento da administração pública, valorizar os servidores públicos e colocar o tema da melhoria da gestão pública na agenda de mudanças da sociedade e dos governos.
Este texto presenta las ocho experiencias ganadoras del as oito experiências vencedoras do 1o Premio Excelência en Gestión Publica del Estado de Minas Gerais, que tuvo lugar en 2006, buscando destacar sus diferencias y similitudes. Toma como referencia los principales temas del movimiento internacional teórico y práctico hacia la renovación de la gestión publica conocido como Nueva Administración Publica: descentralización, horizontalización de estructuras, foco en el usuariociudadano, mayor participación y responsabilización de agentes publicos, formas de control no-jerárquicos, uso adecuado de los recursos publicos. En la conclusión, comenta el potencial de concursos que valorizan la excelencia em el sector publica para permitir la innovación, promover la acción y no el imobilismo, desarrollar el campo de conocimiento de la administración publica, valorizar funcionarios publicos y poner el tema de la mejoría de la gestión publica en la agenda de cambios de la sociedad y de los gobiernos.
This paper analyzes the eight winning projects of the 1st “Prêmio Excelência em Gestão Pública do Governo de Minas Gerais” (State of Minas Gerais Award for Excellence in Public Sector Management), which was held in 2006, highlighting the similarities and differences among them. The article is based on the main features of theoretical and practical international movement toward the New Public Management: decentralization, flat hierarchies, focus on the client-citizen, wider participation and accountability of public officials, non-hierarchical forms of control, and appropriate use of public assets. In conclusion, it emphasizes the potential role played by best practice awards in the public sector.
Keywords: gestão pública;  inovação;  administração pública;  descentralização;  horizontalização de estrutura;  melhoria;  Minas Gerais
Target Audience: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1437
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010

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