Title: Vantagens e desvantagens do pregão na gestão de compras no setor público: o caso da Funasa/PB
Authors: Nunes, Jacqueline
Lucena, Rosivaldo de Lima
Silva, Orlando Gomes da
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/172/177
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 2, p. 227-243
Issue Date: Apr-2007
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Licitação. Compras
Abstract: O presente artigo é parte de um estudo exploratório cujo objetivo foi analisar as vantagens e desvantagens na aquisição de bens e serviços por meio das modalidades de licitação pregão presencial e eletrônico no serviço público. Para isso, foi realizado um estudo de caso na Fundação Nacional de Saúde da Paraíba. A parte da pesquisa divulgada neste artigo, além de uma síntese sobre o referencial teórico, apresenta as características investigadas da modalidade de licitação pregão, comparando suas formas presencial e eletrônica na instituição estudada. Os resultados apontam aspectos relevantes quanto às questões: vantagens e desvantagens do pregão eletrônico em relação ao pregão presencial e vice-versa; recursos para atendimento de despesas; planejamento anual da FUNASA/PB; economia de preço; economia e repasse de recursos para outras necessidades; prazos de fornecimento; treinamento e capacitação de pessoal. Conclui a exposição destacando alguns pontos fortes e fracos do processo, sugerindo medidas a serem avaliadas no que tange a capacitação de pessoal e planejamento anual na FUNASA/PB.
El actual artículo es parte de un estudio exploratório cuyo objetivo es analizar las ventajas y las desventajas en la adquisición de bienes y servicios por medio de la modalidad de licitación: subasta presencial o electrónica ,en el servicio público. Para esto, un estudio de caso en la fundación nacional de la salud del Paraíba fue llevado a cabo. La parte de la investigación divulgada en este artículo, más allá de una síntesis sobre el referencial teórico, presenta las características investigadas de la modalidad de licitación, comparando sus formas presencial y electrónica en la institución estudiada. Los resultados señalan aspectos importantes en las cuestiones de ventajas y desventajas de la subasta electrónica en lo referente a la presencial y viceversa; recursos para la atención de gastos; planeamiento anual del FUNASA/PB; economía de precio; economía y repases de los recursos para otras necesidades; plazos de provisión; entrenamiento y calificación de personal. Uno concluye poniendo en evidencia puntos fuertes y débiles del proceso y haciendo sugerencias de medidas que deberán ser evaluadas en lo que se refiere a la calificación de personal y al planeamiento anual en la FUNASA/PB.
This article is part of an exploratory study whose objective was to evaluate conventional and reverse auction trade-offs in the public service. To achieve that goal, a case study was accomplished at the National Health Care Foundation in Paraíba State, Brazil (Fundação Nacional de Saúde da Paraíba – FUNASA/PB). Besides a summary about theoretical references, the excerpt of the research published in this article presents the investigated characteristics concerning procurement bidding, comparing its conventional and electronic approaches in the institution under study. The results show relevant aspects of the following subjects: conventional and reverse auction trade-offs; resources for expenditure; annual planning of FUNASA/PB; price economy; economy and resource transfers to other needs; provisions timing and staff training. The conclusion emphasizes both positive and negative points concerning the process, and suggests that actions must be evaluated during staff training and annual planning at FUNASA/PB.
Keywords: setor de compras;  setor público;  bens públicos;  gestão de compras;  pregão presencial;  despesa;  pregão eletrônico
Target Audience: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
metadata.dc.description.additional: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1394
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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