Título: O novo modelo de gestão da promoção comercial do Ministério das Relações Exteriores e a BrazilTradeNet
Autor(es): Brasil. Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=119&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 7 p.
Data: 1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: As atividades de promoção comercial são parte das atribuições do Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1961, e têm como objetivo principal estimular as exportações brasileiras e a captação de investimentos estrangeiros diretos. Hoje, diante de um quadro internacional de crescente competição econômica e comercial, as atividades de promoção comercial passam a ser fundamentais para todo projeto de desenvolvimento econômico. Em 1997, o Departamento de Promoção Comercial (DPR) do MRE passou por grande reestruturação, ao ser adotado um novo modelo de gestão com os objetivos principais de: i) redefinir a "missão" do DPR; ii) racionalizar a utilização dos recursos da dotação "promoção comercial", de modo a direcioná-los para atividades prioritárias definidas em função das novas demandas de serviços; e iii) ampliar e diversificar o universo de exportadores no País (hoje ainda muito concentrado em empresas de grande porte), visando a uma inserção cada vez mais competitiva do Brasil no sistema econômico internacional. No contexto desta reestruturação, e da disponibilidade de novos meios eletrônicos para a transmissão de informações comerciais, foi desenvolvido um sistema voltado para a facilitação de contatos, via INTERNET, entre exportadores brasileiros e importadores estrangeiros, bem como entre investidores estrangeiros e empresas brasileiras que pretendam captar recursos do exterior para a realização de investimentos. Este sistema, a BrazilTradeNet (Rede Brasileira de Promoção Comercial), proporciona a empresas, entidades de classe, "Trade Points" e outras instituições acesso fácil a oportunidades comerciais e de investimento, bem como a possibilidade de divulgar, junto ao empresariado estrangeiro, ofertas de exportação e demandas de investimento. Oferece igualmente a usuários no Brasil acesso a resultados de estudos e pesquisas de mercado realizados pelo MRE em 48 países
Palavras-chave: Itamaraty;  Relações exteriores;  Promoção comercial;  Comércio exterior;  Exportação;  Rede;  BrazilTradeNet;  Gestão da informação;  Inteligência comercial
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: contribuir para a ampliação e a diversificação do universo de exportadores no País, hoje ainda muito reduzido e com alto grau de concentração em empresas de grande porte; conquistar novos mercados para os nossos produtos e serviços, de maneira a assegurar uma inserção cada vez mais competitiva do Brasil no sistema econômico internacional, por intermédio da veiculação de resultados de estudos de mercado, que permitam identificar produtos competitivos e oportunidades de expansão das exportações brasileiras, tanto em mercados tradicionais, quanto em novos mercados; oferecer ao empresariado, e em especial às pequenas e às médias empresas, um sistema de informações comerciais ágil, confiável e abrangente, que permita a veiculação, em escala global, de oportunidades de negócios e investimentos no Brasil, e outras informações de interesse para os exportadores brasileiros e os importadores e investidores estrangeiros (efetivos e potenciais); garantir acesso amplo e eficiente de empresas e entidades de classe a informações comerciais e resultados de estudos e pesquisas de mercado, com a racionalização dos procedimentos e das rotinas para o tratamento destes dados; incorporar o conceito de “inteligência comercial” às atividades tradicionais de promoção comercial; apoio à realização de feiras, seminários, missões empresariais e outros eventos no exterior, passaria a ter como pressuposto análises e pesquisas de mercado e produtos
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade do Ministro Roberto Jaguaribe, Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Área temática: fortalecimento institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/960
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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