Princípios e problemas de governo
Título: | Princípios e problemas de governo |
Autor(es): | Haines, Charles Grove Haines, Berta Moser |
Editor: | Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v.2, n. 2, p 52-57. |
Data: | Mai-1951 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ |
Classificação Temática: | Regulação |
Resumo: | Um dos problemas mais importantes da regulamentação dos serviços de utilidade pública está implícito na questão do controle do sistema ferroviário interestadual na América do Norte. Durante dezenas de anos foram as estradas de ferro construídas e exploradas no país por fôrça de concessões feitas por leis estaduais, estradas de ferro essas que estavam sujeitas a uma regulamentação relativamente insignificante por parte dos Estados ou da União. Construções rápidas e extensas eram o principal propósito em vista. A tradição individualista, a corrida no sentido do desbravamento e colonização de novas terras e o desejo de contribuir para o aproveitamento dos vastos recursos econômicos do continente, fizeram com que o govêrno assumisse uma atitude liberal e não restritiva para com essas iniciativas; mas a era da “construção altamente especulativa de estradas de ferro, da manipulação financeira irresponsável, da luta competitiva de efeitos destrutivos e dos reajustamentos aéreos e discriminatórios das taxas”, provocou uma séria reação que tomou forma concreta afinal nas leis propostas por Granger no final do decênio de 1870-1880. |
Palavras-chave: | regulação; transporte ferroviário; administração pública |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8179 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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