Rede Nacional de Escolas de Governo no Brasil: aprendizagens e desafios
Título: | Rede Nacional de Escolas de Governo no Brasil: aprendizagens e desafios |
Autor(es): | Carvalho, Paulo Sergio de |
Editor: | Paulo Sergio de Carvalho |
Endereço Eletrônico: | http://www.dgsc.go.cr/dgsc/documentos/cladxvii/carvapau.pdf |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 23 p. |
Data: | 2012 |
Detentor dos direitos autorais: | Paulo Sergio de Carvalho |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Escola de Governo |
Resumo: | Este artigo apresenta a evolução de reflexões sobre o papel da Rede Nacional de Escolas de Governo no Brasil, em sequência a trabalhos apresentados em congressos anteriores do CLAD (Carvalho, 2005, 2009). O contexto brasileiro, nos aspectos que mais afetam os desafios postos aos processos de capacitação profissional de servidores públicos, é inicialmente apresentado, para facilitar a apreensão das experiências que serão analisadas. Em seguida, é feita a caracterização da Rede Nacional, apontando-se alguns de seus resultados. Outras experiências de Rede, em geral atuando como “sub-redes” da Rede Nacional são descritas: relata-se a situação da articulação das escolas de governo no âmbito do Poder Executivo Federal, o chamado “Sistema de Escolas de Governo da União”; em seguida são apresentadas três experiências existentes no nível subnacional, de redes em funcionamento em três dos estados brasileiros, tratando dos casos da “Rede Estadual de Escolas de Governo do Paraná”, do projeto em implantação denominado “Rede Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Sul”, e da “Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará”. Em seguida, faz-se o relato da articulação em rede das escolas vinculadas aos tribunais de contas, a “Rede de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas”. Ao final, são construídas reflexões sobre o que essas distintas experiências de redes de capacitação apontam de específico, com vista a contribuir para o debate sobre as diversas opções político-organizativas que podem ser implementadas para o aumento da sinergia e capacidade de atuação das entidades formadoras, com vista à melhoria da qualidade do serviço público brasileiro, por meio do investimento na educação e qualificação profissional dos agentes públicos |
Palavras-chave: | Escola de governo; Brasil; Capacitação; Serviço público |
Observações/Notas: | Artigo apresentado ao XVII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Cartagena, Colombia, 30 oct. - 2 Nov. 2012 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/810 |
Aparece nas coleções: | Artigos e Apresentações no Congresso CLAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rede Nacional de Escolas de Governo no Brasil - aprendizagens e desafios.pdf | 360.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.