Avaliação em processos de aprendizagem e modelos de feedback
Título: | Avaliação em processos de aprendizagem e modelos de feedback |
Autor(es): | Teixeira, Janaína Angelina |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://rise.articulate.com/share/RGd4gdkuTzny4nwpyIdeK1LI8nnfTfq9 https://rise.articulate.com/share/yr21e8ZTZ8v0VEEY14nK7ET8FijoEl2H https://rise.articulate.com/share/ujNLd04DkUpdzFHpG948BswAqG1QSC0L https://rise.articulate.com/share/_D4aIL8xj62cAoNSpkHrj15uph-ByTH8 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Curso Completo |
Extensão/Indicação de Série: | Módulo 1: Avaliação da aprendizagem: conceitos, 8 p. Módulo 2: Tipos de avaliação, 12 p. Módulo 3: Avaliação nas organizações, 17 p. Módulo 4: Metodologias ativas e modelos de feedback aplicados à avaliação, 11 p. |
Data: | 2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência |
Resumo: | O curso tem como objetivo fornecer aos servidores públicos aspectos conceituais sobre avaliação da aprendizagem, a partir das metodologias ativas, aplicando habilidades de coleta e análise de dados para a melhoria contínua de projetos educacionais. Portanto, é por intermédio dessa compreensão que os servidores públicos podem contextualizar a própria prática, reconhecer os desafios e o papel que podem desempenhar em função da excelência das organizações públicas. |
Palavras-chave: | educação; aprendizagem; avaliação |
Objetivo: | O objetivo geral da capacitação é fornecer aos servidores públicos aspectos conceituais sobre avaliação da aprendizagem, a partir das metodologias ativas, aplicando habilidades de coleta e análise de dados para a melhoria contínua de projetos educacionais. |
Público alvo: | O curso Avaliação em processos de aprendizagem e modelos de feedback destina-se aos servidores públicos, colaboradores e demais interessados em sua temática. |
Contexto de aprendizagem: | Este curso terá o conteúdo ministrado via internet, utilizando a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para apresentação do conteúdo quanto para gerenciamento das atividades avaliativas. Importante! Este curso é sem tutoria. Não há presença do tutor para tirar dúvidas de conteúdo nem a interação com outros participantes por meio de salas de bate papo informais (chats) ou fóruns de discussão. Os recursos utilizados serão: CheckList: ferramenta que permite ao participante listar seus progressos nas atividades realizadas. Glossário: ferramenta semelhante a um dicionário, que apresenta ao participante uma lista de termos e definições. Biblioteca: recurso disponível com leituras referentes aos temas do curso. Dentre eles, constam: o conteúdo do curso para impressão e material complementar. Vídeos interativos (com animações e/ou instrutor): ferramenta que oferece conteúdos interativos com o intuito de propiciar uma aprendizagem mais dinâmica. Exercícios avaliativos: disponíveis em formato de questionário, ao final de cada conteúdo. Avaliação de Satisfação do Curso: Estratégia de coleta de opiniões do participante, visando ao aperfeiçoamento de ações educacionais ofertadas. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8058 |
Aparece nas coleções: | Escola Virtual: Educação e Docência |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Módulo 1 - Avaliação da aprendizagem - conceitos.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Módulo 2 - Tipos de avaliação.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Módulo 3 - Avaliação nas organizações.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Módulo 4 - Metodologias ativas e modelos de feedback aplicados à avaliação.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.