Título: Public service motivation: é possível traduzir para o português?
Autor(es): Assis, Luís Otávio Milagres de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 75, n. 2, 431-452 p.
Data: Jun-2024
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Foi apenas em 1990 que a ciência iniciou a produção de estudos sistemáticos, investigando se há especificidades na dinâmica de motivação para o trabalho de funcionários de organizações públicas em comparação com instituições privadas. Para compreender estas especificidades, James Perry cunhou o conceito de public service motivation (PSM). O presente artigo, primeiramente, faz uma revisão da literatura sobre PSM, sintetizando os achados de mais de 30 anos de pesquisas empíricas. A análise evidencia que é controversa a validade internacional deste conceito e que os resultados não são automaticamente aplicáveis ao Brasil. Por este motivo, um segundo objetivo deste artigo é a validação de uma métrica curta para medir a PSM no Brasil. Finalmente, a partir de survey com 443 servidores públicos, compara-se preferências por recompensas intrínsecas e extrínsecas dos servidores públicos brasileiros com pesquisas internacionais. O resultado mostra uma dinâmica motivacional similar à de países desenvolvidos, ao menos em uma parcela da administração pública.
Fue recién en 1990 que la ciencia comenzó a producir estudios sistemáticos para investigar si existen especificidades en la dinámica de la motivación para el trabajo entre los empleados de organizaciones públicas en comparación con las instituciones privadas. Para comprender estas especificidades, James Perry acuñó el concepto de motivación de servicio público (PSM). Este artículo primero revisa la literatura sobre PSM, sintetizando los hallazgos de más de 30 años de investigación empírica. El análisis muestra que la validez internacional de este concepto es controvertida y que los resultados no son automáticamente aplicables a Brasil. Por este motivo, un segundo objetivo es la validación de una métrica corta para medir el PSM en Brasil. Finalmente, a partir de una encuesta realizada a 443 servidores públicos, se comparan las preferencias por las recompensas intrínsecas y extrínsecas de los servidores públicos brasileños con investigaciones internacionales. El resultado muestra una dinámica motivacional similar a la de los países desarrollados, al menos en parte de la administración pública.
Only in 1990 science began producing systematic studies seeking to investigate whether there are specificities in the dynamics of work motivation among employees in public organizations compared to private institutions. To understand these specificities, James Perry coined the concept of public service motivation (PSM). This article first reviews literature on PSM synthesizing the findings of more than 30 years of empirical research. The analysis shows that the international validity of this concept is controversial and that the findings are not automatically applicable to Brazil. For this reason, a second objective is the validation of a short metric to measure PSM on Brazil. Finally, from a survey with 443 public servants, preferences for intrinsic and extrinsic rewards are analyzed and compared to international research. The result shows a motivational dynamic similar to that of developed countries, at least in part of public administration.
Palavras-chave: motivação;  setor público;  servidor público
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7979
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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